Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146 |
Resumo: | Este artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário. |
id |
USF_01784eba2b907a89b5fc358aa3da282d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1146 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhenseEste artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário.Universidade São Francisco2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/114610.24933/horizontes.v39i1.1146Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210222317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146/543Copyright (c) 2021 Jónata Ferreira Moura, Rhaiza Ludimila Gomes Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Vieira, Rhaiza Ludimila Moura, Jónata Ferreira2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1146Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.538005Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
title |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
spellingShingle |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila |
title_short |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
title_full |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
title_fullStr |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
title_full_unstemmed |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
title_sort |
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense |
author |
Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila |
author_facet |
Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila Moura, Jónata Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Jónata Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Vieira, Rhaiza Ludimila Moura, Jónata Ferreira |
description |
Este artigo trata dos desafios da produção do TCC de Pedagogia entre 2013 e 2016 em uma universidade maranhense. Realizou-se uma pesquisa documental objetivando analisar os desafios do letramento acadêmico revelados nos TCC de alunos e avaliar o uso das normas da ABNT na escrita e apresentação do texto, do resumo, das citações e das referências. Analisou-se uma amostra de 56 TCC. Os resultados mostraram que estes foram estruturados nas normas da ABNT e que há algumas dificuldades na escrita do título, no uso de citações e produção do resumo. As dificuldades no uso das relações dialógicas e a sustentação da argumentação fundamentada nos enunciados teóricos foram os elementos com maior destaque. Os discentes necessitam aprender o letramento acadêmico para inserirem-se no espaço universitário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146 10.24933/horizontes.v39i1.1146 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1146/543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jónata Ferreira Moura, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jónata Ferreira Moura, Rhaiza Ludimila Gomes Vieira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021022 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440314712064 |