O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emily Caroline da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lousada, Eliane Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91
Resumo: Este artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseadano modelo didático elaborado.Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.AbstractThis article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching ofacademic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application Essay
id USF_0e4c59a9da4057b5bd04c52cbf2b1a37
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/91
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbioEste artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseadano modelo didático elaborado.Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.AbstractThis article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching ofacademic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application EssayUniversidade São Francisco2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9110.24933/horizontes.v32i1.91Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91/46Silva, Emily Caroline daLousada, Eliane Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/91Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.176409Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
title O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
spellingShingle O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
Silva, Emily Caroline da
title_short O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
title_full O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
title_fullStr O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
title_full_unstemmed O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
title_sort O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
author Silva, Emily Caroline da
author_facet Silva, Emily Caroline da
Lousada, Eliane Gouvêa
author_role author
author2 Lousada, Eliane Gouvêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emily Caroline da
Lousada, Eliane Gouvêa
description Este artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseadano modelo didático elaborado.Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.AbstractThis article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching ofacademic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application Essay
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91
10.24933/horizontes.v32i1.91
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i1.91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91/46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438898085888