O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91 |
Resumo: | Este artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseadano modelo didático elaborado.Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.AbstractThis article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching ofacademic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application Essay |
id |
USF_0e4c59a9da4057b5bd04c52cbf2b1a37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/91 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbioEste artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseadano modelo didático elaborado.Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.AbstractThis article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching ofacademic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application EssayUniversidade São Francisco2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/9110.24933/horizontes.v32i1.91Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91/46Silva, Emily Caroline daLousada, Eliane Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/91Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.176409Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
title |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
spellingShingle |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio Silva, Emily Caroline da |
title_short |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
title_full |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
title_fullStr |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
title_full_unstemmed |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
title_sort |
O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio |
author |
Silva, Emily Caroline da |
author_facet |
Silva, Emily Caroline da Lousada, Eliane Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
Lousada, Eliane Gouvêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emily Caroline da Lousada, Eliane Gouvêa |
description |
Este artigo insere-se dentro de duas problemáticas atuais e paralelas: por um lado, a da internacionalização das universidades brasileiras e, por outro, a da escrita em meio acadêmico. Com o intuito de contribuir para a expansão de pesquisas focadas na didática de gêneros textuais acadêmicos, como as de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e baseado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), este artigo visa a: a) propor um modelo didático (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) do gênero plano de estudos acadêmico para pleiteio de intercâmbio; b) a criar uma proposta de sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) para alunos universitários, baseadano modelo didático elaborado.Palavras-chave: letramento acadêmico; gênero textual; plano de estudos.AbstractThis article focuses on two current and parallel issues: first, the internationalization of Brazilian Universities; secondly, the academic writing. Intending to contribute to the expansion of research related to the teaching ofacademic text genres, such as the studies of Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2004a, 2004b, 2005a, 2007) or Motta-Roth and Hendges (2010), and based on the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006), this paper aims: a) to propose a didactic model (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004) of the text genre “Application Essay”, in order to apply for an exchange program; b) to create a didactic sequence (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004), based on this didactic model, to use with students at University.Keywords: Academic Literacy; Text Genre; Application Essay |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91 10.24933/horizontes.v32i1.91 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v32i1.91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/91/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v32i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438898085888 |