Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Maria Luíza Mendes, Oliveira, Karine Melo Aquino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1458
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os desafios encontrados na formação docente, durante o período de ensino remoto, a partir das percepções de licenciandos(as) com deficiência do curso de Educação Física da UFRJ. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, entrevistou oito licenciandos(as) com deficiência. Constatou-se que, na pandemia, as desigualdades foram intensificadas, e estes discentes apontaram barreiras metodológicas, comunicacionais e atitudinais significativas e muitas vezes não tiveram suas individualidades consideradas, principalmente dentro de um contexto tão específico como o da pandemia.
id USF_19f6878e565c2e1c7d48585a59e325fe
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1458
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiênciaO presente estudo teve como objetivo refletir sobre os desafios encontrados na formação docente, durante o período de ensino remoto, a partir das percepções de licenciandos(as) com deficiência do curso de Educação Física da UFRJ. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, entrevistou oito licenciandos(as) com deficiência. Constatou-se que, na pandemia, as desigualdades foram intensificadas, e estes discentes apontaram barreiras metodológicas, comunicacionais e atitudinais significativas e muitas vezes não tiveram suas individualidades consideradas, principalmente dentro de um contexto tão específico como o da pandemia.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/145810.24933/horizontes.v40i1.1458Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220702317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1458/689Copyright (c) 2022 Michele Pereira de Souza da Fonseca, Maria Luíza Mendes Santos, Karine Melo Aquino de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Michele Pereira de Souza da Santos, Maria Luíza Mendes Oliveira, Karine Melo Aquino de 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1458Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.467106Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
title Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
spellingShingle Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
Fonseca, Michele Pereira de Souza da
title_short Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
title_full Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
title_fullStr Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
title_full_unstemmed Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
title_sort Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
author Fonseca, Michele Pereira de Souza da
author_facet Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Santos, Maria Luíza Mendes
Oliveira, Karine Melo Aquino de
author_role author
author2 Santos, Maria Luíza Mendes
Oliveira, Karine Melo Aquino de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Santos, Maria Luíza Mendes
Oliveira, Karine Melo Aquino de
description O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os desafios encontrados na formação docente, durante o período de ensino remoto, a partir das percepções de licenciandos(as) com deficiência do curso de Educação Física da UFRJ. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, entrevistou oito licenciandos(as) com deficiência. Constatou-se que, na pandemia, as desigualdades foram intensificadas, e estes discentes apontaram barreiras metodológicas, comunicacionais e atitudinais significativas e muitas vezes não tiveram suas individualidades consideradas, principalmente dentro de um contexto tão específico como o da pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1458
10.24933/horizontes.v40i1.1458
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1458
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1458/689
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022070
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440812785664