Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/783 |
Resumo: | O Ensino de Filosofia no Brasil atravessa um período de incertezas diante da lei de Reforma do Ensino Médio, de 2017 e com a sua nova Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, deseja-se pensar a contribuição da Filosofia no currículo do Ensino Médio e nos efeitos que essa presença provoca nos sujeitos-professores desta disciplina, de modo especial, os não graduados em Filosofia. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault, de Gilles Deleuze e de Félix Guattari, que apresentam conceitos que servirão para analisar a constituição da subjetividade des(re)territorializada a partir das “escritas de si” destes professores. Espera-se despertar a resistência na comunidade acadêmica diante das imposições da macroestrutura, consciente da responsabilidade que a Filosofia traz em si. |
id |
USF_24e6427801ce4711424ba17fad651da2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/783 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofiaO Ensino de Filosofia no Brasil atravessa um período de incertezas diante da lei de Reforma do Ensino Médio, de 2017 e com a sua nova Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, deseja-se pensar a contribuição da Filosofia no currículo do Ensino Médio e nos efeitos que essa presença provoca nos sujeitos-professores desta disciplina, de modo especial, os não graduados em Filosofia. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault, de Gilles Deleuze e de Félix Guattari, que apresentam conceitos que servirão para analisar a constituição da subjetividade des(re)territorializada a partir das “escritas de si” destes professores. Espera-se despertar a resistência na comunidade acadêmica diante das imposições da macroestrutura, consciente da responsabilidade que a Filosofia traz em si.Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/78310.24933/horizontes.v37i0.783Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190312317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/783/366Rodrigues, Daniel Santiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/783Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.718367Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
title |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
spellingShingle |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia Rodrigues, Daniel Santini |
title_short |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
title_full |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
title_fullStr |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
title_full_unstemmed |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
title_sort |
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia |
author |
Rodrigues, Daniel Santini |
author_facet |
Rodrigues, Daniel Santini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniel Santini |
description |
O Ensino de Filosofia no Brasil atravessa um período de incertezas diante da lei de Reforma do Ensino Médio, de 2017 e com a sua nova Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, deseja-se pensar a contribuição da Filosofia no currículo do Ensino Médio e nos efeitos que essa presença provoca nos sujeitos-professores desta disciplina, de modo especial, os não graduados em Filosofia. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault, de Gilles Deleuze e de Félix Guattari, que apresentam conceitos que servirão para analisar a constituição da subjetividade des(re)territorializada a partir das “escritas de si” destes professores. Espera-se despertar a resistência na comunidade acadêmica diante das imposições da macroestrutura, consciente da responsabilidade que a Filosofia traz em si. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/783 10.24933/horizontes.v37i0.783 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/783 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/783/366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019031 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439873261568 |