Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcio Antonio Raiol
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brandão, Pedro Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir a BNCC e como esta apresenta a perspectiva da Diversidade cultural a partir do currículo cultural da Educação Física. A partir da análise concluímos que: A BNCC trata a Diversidade cultural com superficialidade e torna-se contraditória ao se estruturar por habilidades e competências; em relação ao Currículo da Educação física, expressa o potencial de apenas alguns conteúdos nessa temática, quando é necessário que todos os conhecimentos sejam contextualizados para que os sujeitos de todos os grupos sejam contemplados com um currículo em uma perspectiva cultural.
id USF_28343b3cab96fc4500530f50585f592f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/593
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?Este artigo tem o objetivo de discutir a BNCC e como esta apresenta a perspectiva da Diversidade cultural a partir do currículo cultural da Educação Física. A partir da análise concluímos que: A BNCC trata a Diversidade cultural com superficialidade e torna-se contraditória ao se estruturar por habilidades e competências; em relação ao Currículo da Educação física, expressa o potencial de apenas alguns conteúdos nessa temática, quando é necessário que todos os conhecimentos sejam contextualizados para que os sujeitos de todos os grupos sejam contemplados com um currículo em uma perspectiva cultural.Universidade São Francisco2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59310.24933/horizontes.v36i1.593Horizontes; v. 36 n. 1 (2018): BNCC: Um novo capítulo da educação em migalhas?; 105-1182317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593/263Santos, Marcio Antonio RaiolBrandão, Pedro Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/593Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.200083Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
title Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
spellingShingle Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
Santos, Marcio Antonio Raiol
title_short Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
title_full Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
title_fullStr Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
title_full_unstemmed Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
title_sort Base Nacional Comum Curricular e currículo da Educação Física: qual o lugar da Diversidade cultural?
author Santos, Marcio Antonio Raiol
author_facet Santos, Marcio Antonio Raiol
Brandão, Pedro Paulo
author_role author
author2 Brandão, Pedro Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcio Antonio Raiol
Brandão, Pedro Paulo
description Este artigo tem o objetivo de discutir a BNCC e como esta apresenta a perspectiva da Diversidade cultural a partir do currículo cultural da Educação Física. A partir da análise concluímos que: A BNCC trata a Diversidade cultural com superficialidade e torna-se contraditória ao se estruturar por habilidades e competências; em relação ao Currículo da Educação física, expressa o potencial de apenas alguns conteúdos nessa temática, quando é necessário que todos os conhecimentos sejam contextualizados para que os sujeitos de todos os grupos sejam contemplados com um currículo em uma perspectiva cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593
10.24933/horizontes.v36i1.593
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i1.593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593/263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 1 (2018): BNCC: Um novo capítulo da educação em migalhas?; 105-118
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439537717248