Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores. |
id |
USF_2b4c319bca1b7ae7dd9d078a24171b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1436 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/143610.24933/horizontes.v40i1.1436Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220722317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436/691Copyright (c) 2022 Luiz Fernando de Freitas Junior, Gleice Aline Miranda da Paixão, Ricael Spirandeli Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas Junior, Luiz Fernando dePaixão, Gleice Aline Miranda daRocha, Ricael Spirandeli 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1436Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.275840Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
title |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 Freitas Junior, Luiz Fernando de |
title_short |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_full |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19 |
author |
Freitas Junior, Luiz Fernando de |
author_facet |
Freitas Junior, Luiz Fernando de Paixão, Gleice Aline Miranda da Rocha, Ricael Spirandeli |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Gleice Aline Miranda da Rocha, Ricael Spirandeli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas Junior, Luiz Fernando de Paixão, Gleice Aline Miranda da Rocha, Ricael Spirandeli |
description |
Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436 10.24933/horizontes.v40i1.1436 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436/691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022072 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440806494208 |