Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Junior, Luiz Fernando de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paixão, Gleice Aline Miranda da, Rocha, Ricael Spirandeli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436
Resumo: Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores.
id USF_2b4c319bca1b7ae7dd9d078a24171b90
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1436
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/143610.24933/horizontes.v40i1.1436Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220722317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436/691Copyright (c) 2022 Luiz Fernando de Freitas Junior, Gleice Aline Miranda da Paixão, Ricael Spirandeli Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas Junior, Luiz Fernando dePaixão, Gleice Aline Miranda daRocha, Ricael Spirandeli 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1436Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.275840Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
title Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
spellingShingle Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
Freitas Junior, Luiz Fernando de
title_short Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
title_full Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
title_fullStr Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
title_sort Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
author Freitas Junior, Luiz Fernando de
author_facet Freitas Junior, Luiz Fernando de
Paixão, Gleice Aline Miranda da
Rocha, Ricael Spirandeli
author_role author
author2 Paixão, Gleice Aline Miranda da
Rocha, Ricael Spirandeli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas Junior, Luiz Fernando de
Paixão, Gleice Aline Miranda da
Rocha, Ricael Spirandeli
description Este artigo visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental do município de Betim, Minas Gerais, sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para promover adequações curriculares na educação de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) durante o período de ensino remoto emergencial nos anos de 2020 e 2021. Observou-se que é incipiente o uso das tecnologias digitais no ensino em geral e no ensino de estudantes PAEE. Ainda há necessidade de maior formação docente para o uso dessas tecnologias a fim de promover o avanço das aprendizagens de todos os estudantes, bem como mais investimento e mais oferta de formações eficazes para os professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436
10.24933/horizontes.v40i1.1436
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1436/691
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022072
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440806494208