Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcio Antonio da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64
Resumo: Neste artigo, discute-se, na perspectiva teórica curricular pós-crítica, a impossibilidade de pensar em práticas sociais universais que possam gerar prescrições curriculares centralizadoras que orientem ações a serem efetivadas nas escolas, não considerando a incerteza e a diversidade das práticas educativas, sociais e culturais. Utiliza-se o conceito de hibridação para argumentar que as próprias prescrições curriculares apresentam discursos híbridos que necessitariam de uma maior investigação, pois representam misturas econstruções que defendem correntes teóricas distintas, algumas até antagônicas. Por fim, são encaminhadasconsiderações no sentido de buscar formas de atenuar esse imenso hiato entre as teorias contemporâneas e a“prática” curricular.Palavras-chave: Educação Matemática; Currículo de Matemática; Hibridação.AbstractHybrid social practices: contributions to curriculum studies in Mathematics Education In this paper, we discuss in theoretical perspective post-critical curricular theory, inability to think inuniversal social practices that generate prescriptions centralized curriculum to guide actions to be effected inschools, not considering the uncertainty and diversity of educational practices, socials and culturals. We usethe concept of hybridization to argue that curricular prescriptions have hybrid discourses that would requirefurther investigation because they represent mixtures and buildings that advocate different theoretical currents, some even antagonistic. Finally, considerations are directed towards finding ways to mitigate this huge gap between contemporary theories and "practical" curriculum.Keywords: Mathematics Education; Mathematics Curriculum; Hybridization.
id USF_35bcf820cfdba15cc2cca0a258e60a1f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/64
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação MatemáticaEducação MatemáticaCurrículo de MatemáticaHibridaçãoNeste artigo, discute-se, na perspectiva teórica curricular pós-crítica, a impossibilidade de pensar em práticas sociais universais que possam gerar prescrições curriculares centralizadoras que orientem ações a serem efetivadas nas escolas, não considerando a incerteza e a diversidade das práticas educativas, sociais e culturais. Utiliza-se o conceito de hibridação para argumentar que as próprias prescrições curriculares apresentam discursos híbridos que necessitariam de uma maior investigação, pois representam misturas econstruções que defendem correntes teóricas distintas, algumas até antagônicas. Por fim, são encaminhadasconsiderações no sentido de buscar formas de atenuar esse imenso hiato entre as teorias contemporâneas e a“prática” curricular.Palavras-chave: Educação Matemática; Currículo de Matemática; Hibridação.AbstractHybrid social practices: contributions to curriculum studies in Mathematics Education In this paper, we discuss in theoretical perspective post-critical curricular theory, inability to think inuniversal social practices that generate prescriptions centralized curriculum to guide actions to be effected inschools, not considering the uncertainty and diversity of educational practices, socials and culturals. We usethe concept of hybridization to argue that curricular prescriptions have hybrid discourses that would requirefurther investigation because they represent mixtures and buildings that advocate different theoretical currents, some even antagonistic. Finally, considerations are directed towards finding ways to mitigate this huge gap between contemporary theories and "practical" curriculum.Keywords: Mathematics Education; Mathematics Curriculum; Hybridization.Universidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6410.24933/horizontes.v30i2.64Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64/36Silva, Marcio Antonio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/64Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.534676Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
title Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
spellingShingle Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
Silva, Marcio Antonio da
Educação Matemática
Currículo de Matemática
Hibridação
title_short Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
title_full Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
title_fullStr Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
title_full_unstemmed Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
title_sort Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
author Silva, Marcio Antonio da
author_facet Silva, Marcio Antonio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcio Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Currículo de Matemática
Hibridação
topic Educação Matemática
Currículo de Matemática
Hibridação
description Neste artigo, discute-se, na perspectiva teórica curricular pós-crítica, a impossibilidade de pensar em práticas sociais universais que possam gerar prescrições curriculares centralizadoras que orientem ações a serem efetivadas nas escolas, não considerando a incerteza e a diversidade das práticas educativas, sociais e culturais. Utiliza-se o conceito de hibridação para argumentar que as próprias prescrições curriculares apresentam discursos híbridos que necessitariam de uma maior investigação, pois representam misturas econstruções que defendem correntes teóricas distintas, algumas até antagônicas. Por fim, são encaminhadasconsiderações no sentido de buscar formas de atenuar esse imenso hiato entre as teorias contemporâneas e a“prática” curricular.Palavras-chave: Educação Matemática; Currículo de Matemática; Hibridação.AbstractHybrid social practices: contributions to curriculum studies in Mathematics Education In this paper, we discuss in theoretical perspective post-critical curricular theory, inability to think inuniversal social practices that generate prescriptions centralized curriculum to guide actions to be effected inschools, not considering the uncertainty and diversity of educational practices, socials and culturals. We usethe concept of hybridization to argue that curricular prescriptions have hybrid discourses that would requirefurther investigation because they represent mixtures and buildings that advocate different theoretical currents, some even antagonistic. Finally, considerations are directed towards finding ways to mitigate this huge gap between contemporary theories and "practical" curriculum.Keywords: Mathematics Education; Mathematics Curriculum; Hybridization.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64
10.24933/horizontes.v30i2.64
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v30i2.64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64/36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v30i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438872920064