Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64 |
Resumo: | Neste artigo, discute-se, na perspectiva teórica curricular pós-crítica, a impossibilidade de pensar em práticas sociais universais que possam gerar prescrições curriculares centralizadoras que orientem ações a serem efetivadas nas escolas, não considerando a incerteza e a diversidade das práticas educativas, sociais e culturais. Utiliza-se o conceito de hibridação para argumentar que as próprias prescrições curriculares apresentam discursos híbridos que necessitariam de uma maior investigação, pois representam misturas econstruções que defendem correntes teóricas distintas, algumas até antagônicas. Por fim, são encaminhadasconsiderações no sentido de buscar formas de atenuar esse imenso hiato entre as teorias contemporâneas e a“prática” curricular.Palavras-chave: Educação Matemática; Currículo de Matemática; Hibridação.AbstractHybrid social practices: contributions to curriculum studies in Mathematics Education In this paper, we discuss in theoretical perspective post-critical curricular theory, inability to think inuniversal social practices that generate prescriptions centralized curriculum to guide actions to be effected inschools, not considering the uncertainty and diversity of educational practices, socials and culturals. We usethe concept of hybridization to argue that curricular prescriptions have hybrid discourses that would requirefurther investigation because they represent mixtures and buildings that advocate different theoretical currents, some even antagonistic. Finally, considerations are directed towards finding ways to mitigate this huge gap between contemporary theories and "practical" curriculum.Keywords: Mathematics Education; Mathematics Curriculum; Hybridization. |
id |
USF_35bcf820cfdba15cc2cca0a258e60a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/64 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação MatemáticaEducação MatemáticaCurrículo de MatemáticaHibridaçãoNeste artigo, discute-se, na perspectiva teórica curricular pós-crítica, a impossibilidade de pensar em práticas sociais universais que possam gerar prescrições curriculares centralizadoras que orientem ações a serem efetivadas nas escolas, não considerando a incerteza e a diversidade das práticas educativas, sociais e culturais. Utiliza-se o conceito de hibridação para argumentar que as próprias prescrições curriculares apresentam discursos híbridos que necessitariam de uma maior investigação, pois representam misturas econstruções que defendem correntes teóricas distintas, algumas até antagônicas. Por fim, são encaminhadasconsiderações no sentido de buscar formas de atenuar esse imenso hiato entre as teorias contemporâneas e a“prática” curricular.Palavras-chave: Educação Matemática; Currículo de Matemática; Hibridação.AbstractHybrid social practices: contributions to curriculum studies in Mathematics Education In this paper, we discuss in theoretical perspective post-critical curricular theory, inability to think inuniversal social practices that generate prescriptions centralized curriculum to guide actions to be effected inschools, not considering the uncertainty and diversity of educational practices, socials and culturals. We usethe concept of hybridization to argue that curricular prescriptions have hybrid discourses that would requirefurther investigation because they represent mixtures and buildings that advocate different theoretical currents, some even antagonistic. Finally, considerations are directed towards finding ways to mitigate this huge gap between contemporary theories and "practical" curriculum.Keywords: Mathematics Education; Mathematics Curriculum; Hybridization.Universidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6410.24933/horizontes.v30i2.64Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64/36Silva, Marcio Antonio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/64Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.534676Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
title |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
spellingShingle |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática Silva, Marcio Antonio da Educação Matemática Currículo de Matemática Hibridação |
title_short |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
title_full |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
title_fullStr |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
title_sort |
Práticas sociais híbridas: contribuições para os estudos curriculares em Educação Matemática |
author |
Silva, Marcio Antonio da |
author_facet |
Silva, Marcio Antonio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcio Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Currículo de Matemática Hibridação |
topic |
Educação Matemática Currículo de Matemática Hibridação |
description |
Neste artigo, discute-se, na perspectiva teórica curricular pós-crítica, a impossibilidade de pensar em práticas sociais universais que possam gerar prescrições curriculares centralizadoras que orientem ações a serem efetivadas nas escolas, não considerando a incerteza e a diversidade das práticas educativas, sociais e culturais. Utiliza-se o conceito de hibridação para argumentar que as próprias prescrições curriculares apresentam discursos híbridos que necessitariam de uma maior investigação, pois representam misturas econstruções que defendem correntes teóricas distintas, algumas até antagônicas. Por fim, são encaminhadasconsiderações no sentido de buscar formas de atenuar esse imenso hiato entre as teorias contemporâneas e a“prática” curricular.Palavras-chave: Educação Matemática; Currículo de Matemática; Hibridação.AbstractHybrid social practices: contributions to curriculum studies in Mathematics Education In this paper, we discuss in theoretical perspective post-critical curricular theory, inability to think inuniversal social practices that generate prescriptions centralized curriculum to guide actions to be effected inschools, not considering the uncertainty and diversity of educational practices, socials and culturals. We usethe concept of hybridization to argue that curricular prescriptions have hybrid discourses that would requirefurther investigation because they represent mixtures and buildings that advocate different theoretical currents, some even antagonistic. Finally, considerations are directed towards finding ways to mitigate this huge gap between contemporary theories and "practical" curriculum.Keywords: Mathematics Education; Mathematics Curriculum; Hybridization. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64 10.24933/horizontes.v30i2.64 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v30i2.64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/64/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v30i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438872920064 |