Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia (Brasil): caminhos para a construção curricular
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1024 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma investigação que teve como objetivo traçar o cenário de elaboração da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia, no sentido de compreender as perspectivas desse documento implantado nas escolas em 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou a análise documental. Os resultados mostram que a elaboração contou com participação de diversos autores, porém, alguns mais influentes. A diferença na faixa etária dos alunos foi um dos problemas apontados. Considera-se que a EJA deve ser compreendida como uma modalidade de formação humana contínua e emancipadora, exigindo do professor conhecimentos epistemológicos para consolidar uma percepção de como os jovens e adultos constroem seus espaços de atuação na sociedade. |
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Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia (Brasil): caminhos para a construção curricularEste artigo é fruto de uma investigação que teve como objetivo traçar o cenário de elaboração da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia, no sentido de compreender as perspectivas desse documento implantado nas escolas em 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou a análise documental. Os resultados mostram que a elaboração contou com participação de diversos autores, porém, alguns mais influentes. A diferença na faixa etária dos alunos foi um dos problemas apontados. Considera-se que a EJA deve ser compreendida como uma modalidade de formação humana contínua e emancipadora, exigindo do professor conhecimentos epistemológicos para consolidar uma percepção de como os jovens e adultos constroem seus espaços de atuação na sociedade.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/102410.24933/horizontes.v38i1.1024Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200412317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1024/488Pinheiro, Magna Simone de SouzaCarmo, Edinaldo MedeirosPina, Maria Cristina Dantasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1024Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.110251Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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Este artigo é fruto de uma investigação que teve como objetivo traçar o cenário de elaboração da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia, no sentido de compreender as perspectivas desse documento implantado nas escolas em 2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou a análise documental. Os resultados mostram que a elaboração contou com participação de diversos autores, porém, alguns mais influentes. A diferença na faixa etária dos alunos foi um dos problemas apontados. Considera-se que a EJA deve ser compreendida como uma modalidade de formação humana contínua e emancipadora, exigindo do professor conhecimentos epistemológicos para consolidar uma percepção de como os jovens e adultos constroem seus espaços de atuação na sociedade. |
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