O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica. |
id |
USF_3d2a31524631b76596cbefc65025466a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1215 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitoresEste trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.Universidade São Francisco2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121510.24933/horizontes.v39i1.1215Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210252317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215/546Copyright (c) 2021 Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Margarete Petri daMonteiro, Maria Iolanda2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1215Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.471543Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
title |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
spellingShingle |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores Rosa, Margarete Petri da |
title_short |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
title_full |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
title_fullStr |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
title_full_unstemmed |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
title_sort |
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores |
author |
Rosa, Margarete Petri da |
author_facet |
Rosa, Margarete Petri da Monteiro, Maria Iolanda |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Maria Iolanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Margarete Petri da Monteiro, Maria Iolanda |
description |
Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215 10.24933/horizontes.v39i1.1215 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215/546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021025 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440639770624 |