O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Margarete Petri da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Maria Iolanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215
Resumo: Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.
id USF_3d2a31524631b76596cbefc65025466a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1215
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O poema no livro didático: abordagens e formação de leitoresEste trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.Universidade São Francisco2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121510.24933/horizontes.v39i1.1215Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210252317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215/546Copyright (c) 2021 Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Margarete Petri daMonteiro, Maria Iolanda2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1215Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.471543Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
title O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
spellingShingle O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
Rosa, Margarete Petri da
title_short O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
title_full O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
title_fullStr O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
title_full_unstemmed O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
title_sort O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
author Rosa, Margarete Petri da
author_facet Rosa, Margarete Petri da
Monteiro, Maria Iolanda
author_role author
author2 Monteiro, Maria Iolanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Margarete Petri da
Monteiro, Maria Iolanda
description Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na história social dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215
10.24933/horizontes.v39i1.1215
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1215/546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021025
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440639770624