O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258 |
Resumo: | RESUMO O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida. |
id |
EAA-1_1298afa4e925ec104516ae783d586214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782022000100258 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literáriométodo recepcionaldecomposição de habilidadesleitor literárioRESUMO O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270095info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Cristiane Aparecida SilvaLopes Junior,JairManzoni,Rosa Maria Manzonipor2022-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100258Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
title |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
spellingShingle |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário Nascimento,Cristiane Aparecida Silva método recepcional decomposição de habilidades leitor literário |
title_short |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
title_full |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
title_fullStr |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
title_full_unstemmed |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
title_sort |
O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário |
author |
Nascimento,Cristiane Aparecida Silva |
author_facet |
Nascimento,Cristiane Aparecida Silva Lopes Junior,Jair Manzoni,Rosa Maria Manzoni |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Junior,Jair Manzoni,Rosa Maria Manzoni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Cristiane Aparecida Silva Lopes Junior,Jair Manzoni,Rosa Maria Manzoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método recepcional decomposição de habilidades leitor literário |
topic |
método recepcional decomposição de habilidades leitor literário |
description |
RESUMO O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782022270095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.27 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493479616512 |