O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Cristiane Aparecida Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes Junior,Jair, Manzoni,Rosa Maria Manzoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258
Resumo: RESUMO O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida.
id EAA-1_1298afa4e925ec104516ae783d586214
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100258
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literáriométodo recepcionaldecomposição de habilidadesleitor literárioRESUMO O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270095info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Cristiane Aparecida SilvaLopes Junior,JairManzoni,Rosa Maria Manzonipor2022-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100258Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
title O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
spellingShingle O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
Nascimento,Cristiane Aparecida Silva
método recepcional
decomposição de habilidades
leitor literário
title_short O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
title_full O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
title_fullStr O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
title_full_unstemmed O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
title_sort O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário
author Nascimento,Cristiane Aparecida Silva
author_facet Nascimento,Cristiane Aparecida Silva
Lopes Junior,Jair
Manzoni,Rosa Maria Manzoni
author_role author
author2 Lopes Junior,Jair
Manzoni,Rosa Maria Manzoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Cristiane Aparecida Silva
Lopes Junior,Jair
Manzoni,Rosa Maria Manzoni
dc.subject.por.fl_str_mv método recepcional
decomposição de habilidades
leitor literário
topic método recepcional
decomposição de habilidades
leitor literário
description RESUMO O baixo índice de desempenho em leitura, diagnosticado em avalições externas, evidencia lacunas no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, em nível de mestrado, desenvolvida numa 1ª série do ensino médio, em escola pública paulista, teve por objetivo investigar metodologias para a formação do leitor literário. Por meio de pesquisa participante, a pesquisadora/professora fez a decomposição de três habilidades relacionadas à compreensão do texto literário, identificadas com maior incidência de erros no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/2018, e desenvolveu uma unidade de ensino constituída de produções escritas e artísticas, vídeo fórum, provas e autoavaliação, conforme as etapas do método recepcional. Os resultados demonstraram que a unidade de ensino mediou aprendizagens e transformações no horizonte de expectativa dos alunos, em relação à fruição e à compreensão de textos literários, que passaram a se posicionar criticamente e desenvolveram uma relação mais consciente com a literatura e a vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493479616512