O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rozania Maria Alves de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Clemente, Marina Cavalcanti Tavares, Bessa, Luciana Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1279
Resumo: Este estudo é parte de uma pesquisa em curso e expõe uma discussão acerca do papel dos afetos na atividade de um professor de português numa escola de ensino médio, onde também atua como professor diretor de turma. A partir de estudos de Clot, baseando-se nas teorias de Spinoza e de Vigotski, refletimos sobre a questão dos afetos na atividade e também evocamos alguns conceitos da filosofia bakhtiniana da linguagem. O objetivo é analisar como os afetos se manifestam pela atividade linguageira desse professor em uma situação de autoconfrontação. Foi possível perceber o quanto os afetos atravessam a atividade desse professor que, por sua vez, está muito relacionada à atividade dos alunos, evocando, assim, um posicionamento efetivamente alteritário por parte do docente e uma espécie de “ciclo de afetação” ou aquilo que Clot nomeia de “coafetação”.
id USF_475235c5d5b88c369a31d8e63c34e6d8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1279
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médioEste estudo é parte de uma pesquisa em curso e expõe uma discussão acerca do papel dos afetos na atividade de um professor de português numa escola de ensino médio, onde também atua como professor diretor de turma. A partir de estudos de Clot, baseando-se nas teorias de Spinoza e de Vigotski, refletimos sobre a questão dos afetos na atividade e também evocamos alguns conceitos da filosofia bakhtiniana da linguagem. O objetivo é analisar como os afetos se manifestam pela atividade linguageira desse professor em uma situação de autoconfrontação. Foi possível perceber o quanto os afetos atravessam a atividade desse professor que, por sua vez, está muito relacionada à atividade dos alunos, evocando, assim, um posicionamento efetivamente alteritário por parte do docente e uma espécie de “ciclo de afetação” ou aquilo que Clot nomeia de “coafetação”.Universidade São Francisco2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/127910.24933/horizontes.v39i1.1279Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210392317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1279/564Copyright (c) 2021 Rozania Maria Alves de Moraes, Marina Cavalcanti Tavares Clemente, Luciana Peixoto Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Rozania Maria Alves deClemente, Marina Cavalcanti Tavares Bessa, Luciana Peixoto 2021-08-04T18:16:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1279Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:16.674722Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
title O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
spellingShingle O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
Moraes, Rozania Maria Alves de
title_short O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
title_full O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
title_fullStr O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
title_full_unstemmed O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
title_sort O papel dos afetos na atividade docente: a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
author Moraes, Rozania Maria Alves de
author_facet Moraes, Rozania Maria Alves de
Clemente, Marina Cavalcanti Tavares
Bessa, Luciana Peixoto
author_role author
author2 Clemente, Marina Cavalcanti Tavares
Bessa, Luciana Peixoto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Rozania Maria Alves de
Clemente, Marina Cavalcanti Tavares
Bessa, Luciana Peixoto
description Este estudo é parte de uma pesquisa em curso e expõe uma discussão acerca do papel dos afetos na atividade de um professor de português numa escola de ensino médio, onde também atua como professor diretor de turma. A partir de estudos de Clot, baseando-se nas teorias de Spinoza e de Vigotski, refletimos sobre a questão dos afetos na atividade e também evocamos alguns conceitos da filosofia bakhtiniana da linguagem. O objetivo é analisar como os afetos se manifestam pela atividade linguageira desse professor em uma situação de autoconfrontação. Foi possível perceber o quanto os afetos atravessam a atividade desse professor que, por sua vez, está muito relacionada à atividade dos alunos, evocando, assim, um posicionamento efetivamente alteritário por parte do docente e uma espécie de “ciclo de afetação” ou aquilo que Clot nomeia de “coafetação”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1279
10.24933/horizontes.v39i1.1279
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1279
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1279/564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021039
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440708976640