O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antonio Flávio Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade, da Silva, Maria do Socorro Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1065
Resumo: Este trabalho investiga a prática de ensino de produção de texto em perspectiva dialógica no Ensino Fundamental I. Mobiliza a filosofia do Círculo de Bakhtin, sobretudo Bakhtin (2011), Volóchinov (2013, 2017) e pontos de vista de Antunes (2003), Koch (2006), Marcuschi (2008) etc. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e aponta para conceitos que fundamentam o ensino de produção textual. Como resultado, constatou-se que a prática de ensino-aprendizagem de escrita em perspectiva dialógica evidencia aspectos relacionados com o texto como instância material da orquestração de vozes sociais.
id USF_69c37115dfa74e5b8aa2167fcaeadbb8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1065
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental IEste trabalho investiga a prática de ensino de produção de texto em perspectiva dialógica no Ensino Fundamental I. Mobiliza a filosofia do Círculo de Bakhtin, sobretudo Bakhtin (2011), Volóchinov (2013, 2017) e pontos de vista de Antunes (2003), Koch (2006), Marcuschi (2008) etc. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e aponta para conceitos que fundamentam o ensino de produção textual. Como resultado, constatou-se que a prática de ensino-aprendizagem de escrita em perspectiva dialógica evidencia aspectos relacionados com o texto como instância material da orquestração de vozes sociais.Universidade São Francisco2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/106510.24933/horizontes.v39i1.1065Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210022317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1065/522Oliveira, Antonio Flávio Ferreira deNascimento, Ilderlândio Assis de Andradeda Silva, Maria do Socorro Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1065Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.490749Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
title O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
spellingShingle O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
Oliveira, Antonio Flávio Ferreira de
title_short O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
title_full O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
title_fullStr O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
title_full_unstemmed O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
title_sort O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
author Oliveira, Antonio Flávio Ferreira de
author_facet Oliveira, Antonio Flávio Ferreira de
Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
da Silva, Maria do Socorro Pereira
author_role author
author2 Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
da Silva, Maria do Socorro Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Antonio Flávio Ferreira de
Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
da Silva, Maria do Socorro Pereira
description Este trabalho investiga a prática de ensino de produção de texto em perspectiva dialógica no Ensino Fundamental I. Mobiliza a filosofia do Círculo de Bakhtin, sobretudo Bakhtin (2011), Volóchinov (2013, 2017) e pontos de vista de Antunes (2003), Koch (2006), Marcuschi (2008) etc. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e aponta para conceitos que fundamentam o ensino de produção textual. Como resultado, constatou-se que a prática de ensino-aprendizagem de escrita em perspectiva dialógica evidencia aspectos relacionados com o texto como instância material da orquestração de vozes sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1065
10.24933/horizontes.v39i1.1065
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1065
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1065/522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021002
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440283254784