Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Teresa Sudário
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paixão, Jairo Antônio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569
Resumo: O presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola. 
id USF_6a55c117e1198134e3ed53efcc8c63dc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/569
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação físicaO presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola.  Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/56910.24933/horizontes.v36i3.569Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 187-1992317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/316https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/466Rocha, Maria Teresa SudárioPaixão, Jairo Antônio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/569Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:05.565073Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
title Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
spellingShingle Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
Rocha, Maria Teresa Sudário
title_short Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
title_full Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
title_fullStr Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
title_sort Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
author Rocha, Maria Teresa Sudário
author_facet Rocha, Maria Teresa Sudário
Paixão, Jairo Antônio da
author_role author
author2 Paixão, Jairo Antônio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Teresa Sudário
Paixão, Jairo Antônio da
description O presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569
10.24933/horizontes.v36i3.569
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/316
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 187-199
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439516745728