Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569 |
Resumo: | O presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola. |
id |
USF_6a55c117e1198134e3ed53efcc8c63dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/569 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação físicaO presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola. Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/56910.24933/horizontes.v36i3.569Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 187-1992317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/316https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/466Rocha, Maria Teresa SudárioPaixão, Jairo Antônio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/569Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:05.565073Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
title |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física Rocha, Maria Teresa Sudário |
title_short |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
title_full |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física |
author |
Rocha, Maria Teresa Sudário |
author_facet |
Rocha, Maria Teresa Sudário Paixão, Jairo Antônio da |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Jairo Antônio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Teresa Sudário Paixão, Jairo Antônio da |
description |
O presente estudo de natureza qualitativa objetivou identificar e analisar possíveis implicações entre o estágio curricular supervisionado e aspectos da profissionalização docente na ótica de acadêmicos que se encontravam no último ano do curso de licenciatura em Educação Física. A partir dos dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, foi possível afirmar que o estágio possibilitou aos acadêmicos perceberem a docência como uma conjunção multifacetária delineada pelas diversas experiências de atuação. Uma profissão que demanda do professor a capacidade de dominar os saberes deparados durante a licenciatura, bem como de colocá-los em prática no cotidiano da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569 10.24933/horizontes.v36i3.569 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/316 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/569/466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 187-199 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439516745728 |