O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830 |
Resumo: | Este estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares. |
id |
USF_6d4ec217d6a1c8570f712d4690d12f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/830 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativasEste estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/83010.24933/horizontes.v38i1.830Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200302317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830/445Francisco Junior, Wilmo ErnestoPaschoal, Neila da SilvaSilva, Maria Jeane Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/830Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.485872Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
title |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
spellingShingle |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
title_short |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
title_full |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
title_fullStr |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
title_full_unstemmed |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
title_sort |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas |
author |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
author_facet |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto Paschoal, Neila da Silva Silva, Maria Jeane Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Paschoal, Neila da Silva Silva, Maria Jeane Vieira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto Paschoal, Neila da Silva Silva, Maria Jeane Vieira da |
description |
Este estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830 10.24933/horizontes.v38i1.830 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020030 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439956099072 |