O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paschoal, Neila da Silva, Silva, Maria Jeane Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830
Resumo: Este estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares.
id USF_6d4ec217d6a1c8570f712d4690d12f25
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/830
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativasEste estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/83010.24933/horizontes.v38i1.830Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200302317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830/445Francisco Junior, Wilmo ErnestoPaschoal, Neila da SilvaSilva, Maria Jeane Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/830Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.485872Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
title O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
spellingShingle O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
title_short O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
title_full O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
title_fullStr O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
title_full_unstemmed O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
title_sort O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
author Francisco Junior, Wilmo Ernesto
author_facet Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Paschoal, Neila da Silva
Silva, Maria Jeane Vieira da
author_role author
author2 Paschoal, Neila da Silva
Silva, Maria Jeane Vieira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Paschoal, Neila da Silva
Silva, Maria Jeane Vieira da
description Este estudo investigou aprendizagens e o impacto do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação de licenciandos em química. Como método da pesquisa foram empregadas narrativas reflexivas sobre a participação no programa, avaliadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Quatro temas gerais que favoreceram aprendizagens foram identificados: o trabalho coletivo, a interação com comunidade(s), experiências individuais singulares, perspectivas de futuro. As aprendizagens concentraram-se em aspectos atitudinais e procedimentais com menção não explícita sobre a dimensão conceitual. As narrativas demonstraram-se úteis para a análise de contribuições formativas, podendo se configurar em uma atividade reflexiva que proporciona a (auto)avaliação de programas educacionais similares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830
10.24933/horizontes.v38i1.830
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/830/445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020030
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439956099072