Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Julia Mayra Duarte
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pizzi, Laura Cristina Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa no qual se analisou a produção de subjetividades em uma escola de ensino fundamental em um bairro de Maceió/AL. A pesquisa problematizou a demarcação de gênero constituída a partir de duas atividades econômicas e culturais presentes no lugar, a produção da renda filé e a pesca. A partir dos enunciados que circulam na escola sobre essas atividades, com base nas ferramentas teóricas fornecidas por Foucault, a pesquisa analisou os discursos produtores de subjetividades que estãooperando predominantemente na escola com base nessa divisão sexual do trabalho. As estratégias metodológicas utilizadas foram observações, entrevistas e grupos de discussão com estudantes. Observamos que os modos de ser dos sujeitos são resultados de técnicas de governo das relações de gênero que objetivam determinar as possibilidades de ser e viver, estabelecendo fronteiras fortemente demarcadas entre o que é feminino e o que é masculino.Palavras-chave: Currículo; Gênero; Subjetividade; Ensino fundamental.Curriculum and gender: production and naturalization of differences in schoolAbstractThis article presents a research intended to analyze the production of subjectivities in an elementary school in a neighburhood area of Maceió/AL. It also aimed at a discussion about the demarcation of gender formed by two economic and cultural activities taking place there, the production of lace of file and fishing. From the statements circulating in school about these activities, based on theoretical tools provided by Foucault, the research examined the discourses producing subjectivities in terms of gender, which goes on predominantly in school as to the sexual division of labor in the community. The methodological strategies used were observations, interviews and discussion groups with students. We noticed that the children’s waysof being are the result of techniques of ruling gender relations in order to determine the possibilities of being and living, establishing borders sharply demarcated between what is feminine and what is masculine.Keywords: Curriculum; Gender, Subjectivitie, Elementary School.
id USF_6db47cfb85df5a16c134f1f4b7b303cb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/59
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escolaCurrículoGêneroSubjetividadeEnsino fundamentalEste artigo apresenta uma pesquisa no qual se analisou a produção de subjetividades em uma escola de ensino fundamental em um bairro de Maceió/AL. A pesquisa problematizou a demarcação de gênero constituída a partir de duas atividades econômicas e culturais presentes no lugar, a produção da renda filé e a pesca. A partir dos enunciados que circulam na escola sobre essas atividades, com base nas ferramentas teóricas fornecidas por Foucault, a pesquisa analisou os discursos produtores de subjetividades que estãooperando predominantemente na escola com base nessa divisão sexual do trabalho. As estratégias metodológicas utilizadas foram observações, entrevistas e grupos de discussão com estudantes. Observamos que os modos de ser dos sujeitos são resultados de técnicas de governo das relações de gênero que objetivam determinar as possibilidades de ser e viver, estabelecendo fronteiras fortemente demarcadas entre o que é feminino e o que é masculino.Palavras-chave: Currículo; Gênero; Subjetividade; Ensino fundamental.Curriculum and gender: production and naturalization of differences in schoolAbstractThis article presents a research intended to analyze the production of subjectivities in an elementary school in a neighburhood area of Maceió/AL. It also aimed at a discussion about the demarcation of gender formed by two economic and cultural activities taking place there, the production of lace of file and fishing. From the statements circulating in school about these activities, based on theoretical tools provided by Foucault, the research examined the discourses producing subjectivities in terms of gender, which goes on predominantly in school as to the sexual division of labor in the community. The methodological strategies used were observations, interviews and discussion groups with students. We noticed that the children’s waysof being are the result of techniques of ruling gender relations in order to determine the possibilities of being and living, establishing borders sharply demarcated between what is feminine and what is masculine.Keywords: Curriculum; Gender, Subjectivitie, Elementary School.Universidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5910.24933/horizontes.v30i2.59Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59/31Alves, Julia Mayra DuartePizzi, Laura Cristina Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/59Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.312360Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
title Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
spellingShingle Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
Alves, Julia Mayra Duarte
Currículo
Gênero
Subjetividade
Ensino fundamental
title_short Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
title_full Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
title_fullStr Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
title_full_unstemmed Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
title_sort Currículo e gênero: produção e naturalização das diferenças na escola
author Alves, Julia Mayra Duarte
author_facet Alves, Julia Mayra Duarte
Pizzi, Laura Cristina Vieira
author_role author
author2 Pizzi, Laura Cristina Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Julia Mayra Duarte
Pizzi, Laura Cristina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Gênero
Subjetividade
Ensino fundamental
topic Currículo
Gênero
Subjetividade
Ensino fundamental
description Este artigo apresenta uma pesquisa no qual se analisou a produção de subjetividades em uma escola de ensino fundamental em um bairro de Maceió/AL. A pesquisa problematizou a demarcação de gênero constituída a partir de duas atividades econômicas e culturais presentes no lugar, a produção da renda filé e a pesca. A partir dos enunciados que circulam na escola sobre essas atividades, com base nas ferramentas teóricas fornecidas por Foucault, a pesquisa analisou os discursos produtores de subjetividades que estãooperando predominantemente na escola com base nessa divisão sexual do trabalho. As estratégias metodológicas utilizadas foram observações, entrevistas e grupos de discussão com estudantes. Observamos que os modos de ser dos sujeitos são resultados de técnicas de governo das relações de gênero que objetivam determinar as possibilidades de ser e viver, estabelecendo fronteiras fortemente demarcadas entre o que é feminino e o que é masculino.Palavras-chave: Currículo; Gênero; Subjetividade; Ensino fundamental.Curriculum and gender: production and naturalization of differences in schoolAbstractThis article presents a research intended to analyze the production of subjectivities in an elementary school in a neighburhood area of Maceió/AL. It also aimed at a discussion about the demarcation of gender formed by two economic and cultural activities taking place there, the production of lace of file and fishing. From the statements circulating in school about these activities, based on theoretical tools provided by Foucault, the research examined the discourses producing subjectivities in terms of gender, which goes on predominantly in school as to the sexual division of labor in the community. The methodological strategies used were observations, interviews and discussion groups with students. We noticed that the children’s waysof being are the result of techniques of ruling gender relations in order to determine the possibilities of being and living, establishing borders sharply demarcated between what is feminine and what is masculine.Keywords: Curriculum; Gender, Subjectivitie, Elementary School.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59
10.24933/horizontes.v30i2.59
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v30i2.59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/59/31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v30i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438583513088