Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolin, Julio Cesar Godoy
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494
Resumo: Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões.
id USF_711914ccff04a10fede502f713df4779
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/494
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões.Universidade São Francisco2018-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/49410.24933/horizontes.v36i2.494Horizontes; v. 36 n. 2 (2018); 86-1012317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494/289Bertolin, Julio Cesar Godoyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/494Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:04.176671Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
title Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
spellingShingle Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
Bertolin, Julio Cesar Godoy
title_short Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
title_full Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
title_fullStr Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
title_full_unstemmed Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
title_sort Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
author Bertolin, Julio Cesar Godoy
author_facet Bertolin, Julio Cesar Godoy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolin, Julio Cesar Godoy
description Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494
10.24933/horizontes.v36i2.494
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i2.494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494/289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 2 (2018); 86-101
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439373090816