Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494 |
Resumo: | Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões. |
id |
USF_711914ccff04a10fede502f713df4779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/494 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões.Universidade São Francisco2018-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/49410.24933/horizontes.v36i2.494Horizontes; v. 36 n. 2 (2018); 86-1012317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494/289Bertolin, Julio Cesar Godoyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:29Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/494Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:04.176671Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
title |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
spellingShingle |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ Bertolin, Julio Cesar Godoy |
title_short |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
title_full |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
title_fullStr |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
title_full_unstemmed |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
title_sort |
Ideologias e percepções de qualidade em educação superior: da dicotomia entre o social e o econômico ao ‘caminho do meio’ |
author |
Bertolin, Julio Cesar Godoy |
author_facet |
Bertolin, Julio Cesar Godoy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertolin, Julio Cesar Godoy |
description |
Este artigo investiga as relações entre as visões de mundo e ideologias das pessoas e dos grupos de interesses com suas respectivas concepções e percepções de educação superior. Por meio de revisões da literatura e análises documentais busco, primeiramente, demonstrar as raízes ideológicas de duas concepções atuais de educação superior: como ‘bem público’ e como ‘serviço comercial’. Na sequência, argumento que tais concepções consubstanciam duas principais visões de qualidade para a educação superior - uma com ênfase social e outra com ênfase econômica - e, por fim, aponto o ‘caminho do meio’ como uma alternativa desejável a tais visões. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494 10.24933/horizontes.v36i2.494 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i2.494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/494/289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 2 (2018); 86-101 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439373090816 |