Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francisco Jeovane do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Eliziane Rocha, Araújo, Regiane Rodrigues, Lima, Ivoneide Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626
Resumo: O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa.
id USF_7282c7d58373af2508cc208246b1102b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/626
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissionalO estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/62610.24933/horizontes.v37i0.626Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190052317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/335https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/474Nascimento, Francisco Jeovane doCastro, Eliziane RochaAraújo, Regiane RodriguesLima, Ivoneide Pinheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/626Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.707748Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
title Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
spellingShingle Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
Nascimento, Francisco Jeovane do
title_short Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
title_full Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
title_fullStr Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
title_sort Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
author Nascimento, Francisco Jeovane do
author_facet Nascimento, Francisco Jeovane do
Castro, Eliziane Rocha
Araújo, Regiane Rodrigues
Lima, Ivoneide Pinheiro de
author_role author
author2 Castro, Eliziane Rocha
Araújo, Regiane Rodrigues
Lima, Ivoneide Pinheiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Francisco Jeovane do
Castro, Eliziane Rocha
Araújo, Regiane Rodrigues
Lima, Ivoneide Pinheiro de
description O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626
10.24933/horizontes.v37i0.626
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/335
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019005
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439551348737