Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626 |
Resumo: | O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa. |
id |
USF_7282c7d58373af2508cc208246b1102b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/626 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissionalO estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/62610.24933/horizontes.v37i0.626Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190052317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/335https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/474Nascimento, Francisco Jeovane doCastro, Eliziane RochaAraújo, Regiane RodriguesLima, Ivoneide Pinheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/626Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.707748Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
title |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional Nascimento, Francisco Jeovane do |
title_short |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
title_full |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
title_sort |
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional |
author |
Nascimento, Francisco Jeovane do |
author_facet |
Nascimento, Francisco Jeovane do Castro, Eliziane Rocha Araújo, Regiane Rodrigues Lima, Ivoneide Pinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Eliziane Rocha Araújo, Regiane Rodrigues Lima, Ivoneide Pinheiro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Francisco Jeovane do Castro, Eliziane Rocha Araújo, Regiane Rodrigues Lima, Ivoneide Pinheiro de |
description |
O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626 10.24933/horizontes.v37i0.626 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/335 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019005 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439551348737 |