Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardieri, Elisabete [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141592
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas questões sobre a formação docente, particularmente, no âmbito das Licenciaturas de áreas específicas, e as possíveis contribuições da inserção no Programa PIBID/CAPES. A reflexão articula-se ao processo de investigação realizado junto a um subprojeto em desenvolvimento e vinculado à Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A participação no Projeto suscitou várias questões que estão associadas às discussões contemporâneas sobre a formação docente, no âmbito das orientações oficiais e das reflexões teóricas. Por outro lado, o desenvolvimento das atividades, a inserção dos bolsistas na escola parceira e as reflexões realizadas pela equipe (bolsistas, professora supervisora da escola, docentes da universidade) promoveram o desenvolvimento de ações didáticas e interdisciplinares que permitem analisar as contribuições do Programa no contexto da formação inicial do professor, em especial no que diz respeito ao conhecimento da realidade escolar, no protagonismo e criação de atividades, e no reconhecimento do compromisso político e social da atuação docente.
id UNSP_bcced30b524a4bcc96763e55791becba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141592
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBIDFormação docenteLicenciaturasPIBIDO presente trabalho tem como objetivo discutir algumas questões sobre a formação docente, particularmente, no âmbito das Licenciaturas de áreas específicas, e as possíveis contribuições da inserção no Programa PIBID/CAPES. A reflexão articula-se ao processo de investigação realizado junto a um subprojeto em desenvolvimento e vinculado à Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A participação no Projeto suscitou várias questões que estão associadas às discussões contemporâneas sobre a formação docente, no âmbito das orientações oficiais e das reflexões teóricas. Por outro lado, o desenvolvimento das atividades, a inserção dos bolsistas na escola parceira e as reflexões realizadas pela equipe (bolsistas, professora supervisora da escola, docentes da universidade) promoveram o desenvolvimento de ações didáticas e interdisciplinares que permitem analisar as contribuições do Programa no contexto da formação inicial do professor, em especial no que diz respeito ao conhecimento da realidade escolar, no protagonismo e criação de atividades, e no reconhecimento do compromisso político e social da atuação docente.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardieri, Elisabete [UNESP]Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]2016-07-19T12:59:38Z2016-07-19T12:59:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2443-2455application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2443-24552357-7819http://hdl.handle.net/11449/141592ISSN2357-7819-2014-2443-2455.pdf17294335614480388282678535227179porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:23:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141592Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:20:53.496441Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
title Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
spellingShingle Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
Cardieri, Elisabete [UNESP]
Formação docente
Licenciaturas
PIBID
title_short Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
title_full Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
title_fullStr Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
title_full_unstemmed Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
title_sort Formação para a docência: evidências de inovação em atividades do projeto PIBID
author Cardieri, Elisabete [UNESP]
author_facet Cardieri, Elisabete [UNESP]
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]
author_role author
author2 Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardieri, Elisabete [UNESP]
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Licenciaturas
PIBID
topic Formação docente
Licenciaturas
PIBID
description O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas questões sobre a formação docente, particularmente, no âmbito das Licenciaturas de áreas específicas, e as possíveis contribuições da inserção no Programa PIBID/CAPES. A reflexão articula-se ao processo de investigação realizado junto a um subprojeto em desenvolvimento e vinculado à Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A participação no Projeto suscitou várias questões que estão associadas às discussões contemporâneas sobre a formação docente, no âmbito das orientações oficiais e das reflexões teóricas. Por outro lado, o desenvolvimento das atividades, a inserção dos bolsistas na escola parceira e as reflexões realizadas pela equipe (bolsistas, professora supervisora da escola, docentes da universidade) promoveram o desenvolvimento de ações didáticas e interdisciplinares que permitem analisar as contribuições do Programa no contexto da formação inicial do professor, em especial no que diz respeito ao conhecimento da realidade escolar, no protagonismo e criação de atividades, e no reconhecimento do compromisso político e social da atuação docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:38Z
2016-07-19T12:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2443-2455
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141592
ISSN2357-7819-2014-2443-2455.pdf
1729433561448038
8282678535227179
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141592
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2443-2455
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2443-2455.pdf
1729433561448038
8282678535227179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2443-2455
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129190525927424