Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores. Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno. |
id |
USF_7b5caae2b4556cff2aceb5ae296c9676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/635 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didáticaO objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores. Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Ensaio"application/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63510.24933/horizontes.v37i0.635Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635/343Fortunato, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/635Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.868997Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
title |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
spellingShingle |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática Fortunato, Ivan |
title_short |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
title_full |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
title_fullStr |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
title_full_unstemmed |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
title_sort |
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática |
author |
Fortunato, Ivan |
author_facet |
Fortunato, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortunato, Ivan |
description |
O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores. Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Ensaio" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635 10.24933/horizontes.v37i0.635 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635/343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019014 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439795666944 |