Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Ivan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635
Resumo: O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores.  Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.
id USF_7b5caae2b4556cff2aceb5ae296c9676
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/635
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didáticaO objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores.  Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Ensaio"application/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/63510.24933/horizontes.v37i0.635Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635/343Fortunato, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/635Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.868997Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
title Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
spellingShingle Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
Fortunato, Ivan
title_short Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
title_full Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
title_fullStr Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
title_full_unstemmed Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
title_sort Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
author Fortunato, Ivan
author_facet Fortunato, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortunato, Ivan
description O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores.  Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Ensaio"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635
10.24933/horizontes.v37i0.635
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/635/343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019014
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439795666944