A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16
Resumo: O presente artigo traz considerações relacionadas a uma investigação realizada a partir da configuração de um grupo colaborativo que se reuniu durante um semestre para a discussão de aspectos relacionados ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dele participaram a pesquisadora e duas professoras recém-egressas do curso de Pedagogia. Durante dez encontros e a partir da escrita e socialização de narrativas, foram discutidas e analisadas as práticas das professoras em seus primeiros anos de atuação após o término do curso. Verificou-se que o trabalho solitário e a falta de interlocutores no interior da escola, são empecilhos para que os aspectos estudados na Pedagogia estejam presentes nas ações docentes. A possibilidade de participação em grupo colaborativo fortalece as concepções das professoras relacionadas a como se ensina e a como o aluno aprende matemática, ampliando o repertório de práticas favorecendo o professor a sentir-se seguro em suas ações.Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino aprendizagem de matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
id USF_8304a592cc72a09d32b2e258192b707a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/16
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamentalO presente artigo traz considerações relacionadas a uma investigação realizada a partir da configuração de um grupo colaborativo que se reuniu durante um semestre para a discussão de aspectos relacionados ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dele participaram a pesquisadora e duas professoras recém-egressas do curso de Pedagogia. Durante dez encontros e a partir da escrita e socialização de narrativas, foram discutidas e analisadas as práticas das professoras em seus primeiros anos de atuação após o término do curso. Verificou-se que o trabalho solitário e a falta de interlocutores no interior da escola, são empecilhos para que os aspectos estudados na Pedagogia estejam presentes nas ações docentes. A possibilidade de participação em grupo colaborativo fortalece as concepções das professoras relacionadas a como se ensina e a como o aluno aprende matemática, ampliando o repertório de práticas favorecendo o professor a sentir-se seguro em suas ações.Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino aprendizagem de matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1610.24933/horizontes.v31i1.16Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16/18Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/16Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.638977Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
title A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
spellingShingle A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
title_short A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
title_full A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
title_fullStr A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
title_sort A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
author Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author_facet Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
description O presente artigo traz considerações relacionadas a uma investigação realizada a partir da configuração de um grupo colaborativo que se reuniu durante um semestre para a discussão de aspectos relacionados ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dele participaram a pesquisadora e duas professoras recém-egressas do curso de Pedagogia. Durante dez encontros e a partir da escrita e socialização de narrativas, foram discutidas e analisadas as práticas das professoras em seus primeiros anos de atuação após o término do curso. Verificou-se que o trabalho solitário e a falta de interlocutores no interior da escola, são empecilhos para que os aspectos estudados na Pedagogia estejam presentes nas ações docentes. A possibilidade de participação em grupo colaborativo fortalece as concepções das professoras relacionadas a como se ensina e a como o aluno aprende matemática, ampliando o repertório de práticas favorecendo o professor a sentir-se seguro em suas ações.Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino aprendizagem de matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16
10.24933/horizontes.v31i1.16
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i1.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16/18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438563590144