A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16 |
Resumo: | O presente artigo traz considerações relacionadas a uma investigação realizada a partir da configuração de um grupo colaborativo que se reuniu durante um semestre para a discussão de aspectos relacionados ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dele participaram a pesquisadora e duas professoras recém-egressas do curso de Pedagogia. Durante dez encontros e a partir da escrita e socialização de narrativas, foram discutidas e analisadas as práticas das professoras em seus primeiros anos de atuação após o término do curso. Verificou-se que o trabalho solitário e a falta de interlocutores no interior da escola, são empecilhos para que os aspectos estudados na Pedagogia estejam presentes nas ações docentes. A possibilidade de participação em grupo colaborativo fortalece as concepções das professoras relacionadas a como se ensina e a como o aluno aprende matemática, ampliando o repertório de práticas favorecendo o professor a sentir-se seguro em suas ações.Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino aprendizagem de matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
id |
USF_8304a592cc72a09d32b2e258192b707a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/16 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamentalO presente artigo traz considerações relacionadas a uma investigação realizada a partir da configuração de um grupo colaborativo que se reuniu durante um semestre para a discussão de aspectos relacionados ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dele participaram a pesquisadora e duas professoras recém-egressas do curso de Pedagogia. Durante dez encontros e a partir da escrita e socialização de narrativas, foram discutidas e analisadas as práticas das professoras em seus primeiros anos de atuação após o término do curso. Verificou-se que o trabalho solitário e a falta de interlocutores no interior da escola, são empecilhos para que os aspectos estudados na Pedagogia estejam presentes nas ações docentes. A possibilidade de participação em grupo colaborativo fortalece as concepções das professoras relacionadas a como se ensina e a como o aluno aprende matemática, ampliando o repertório de práticas favorecendo o professor a sentir-se seguro em suas ações.Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino aprendizagem de matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1610.24933/horizontes.v31i1.16Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16/18Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/16Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.638977Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
title |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
spellingShingle |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
title_short |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
title_full |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
title_fullStr |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
title_sort |
A teoria na prática é outra? Constituindo-se professoras de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental |
author |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
author_facet |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
description |
O presente artigo traz considerações relacionadas a uma investigação realizada a partir da configuração de um grupo colaborativo que se reuniu durante um semestre para a discussão de aspectos relacionados ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dele participaram a pesquisadora e duas professoras recém-egressas do curso de Pedagogia. Durante dez encontros e a partir da escrita e socialização de narrativas, foram discutidas e analisadas as práticas das professoras em seus primeiros anos de atuação após o término do curso. Verificou-se que o trabalho solitário e a falta de interlocutores no interior da escola, são empecilhos para que os aspectos estudados na Pedagogia estejam presentes nas ações docentes. A possibilidade de participação em grupo colaborativo fortalece as concepções das professoras relacionadas a como se ensina e a como o aluno aprende matemática, ampliando o repertório de práticas favorecendo o professor a sentir-se seguro em suas ações.Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino aprendizagem de matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16 10.24933/horizontes.v31i1.16 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v31i1.16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16/18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v31i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438563590144 |