Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15
Resumo: Neste artigo, apresentamos um estudo que analisou as ações requeridas na implementação da modelagem matemática na prática pedagógica que produzem tensões nos discursos de professores. Para tratar o propósito do estudo, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada em conceitos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaquando tensões foram manifestadas nos discursos dos professores: planejar o sequenciamento da aula; engajar os estudantes; discutir e intervir diante das respostas dos estudantes e decidir como abordar o conteúdo matemático.Palavras-chave: Modelagem matemática; Tensões nos discursos; Professores; Práticas pedagógicas.
id USF_84dd551b275cabd252076ef8c2e0b26f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/15
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaNeste artigo, apresentamos um estudo que analisou as ações requeridas na implementação da modelagem matemática na prática pedagógica que produzem tensões nos discursos de professores. Para tratar o propósito do estudo, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada em conceitos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaquando tensões foram manifestadas nos discursos dos professores: planejar o sequenciamento da aula; engajar os estudantes; discutir e intervir diante das respostas dos estudantes e decidir como abordar o conteúdo matemático.Palavras-chave: Modelagem matemática; Tensões nos discursos; Professores; Práticas pedagógicas.Universidade São Francisco2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510.24933/horizontes.v31i1.15Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15/17Oliveira, Andreia Maria Pereira deBarbosa, Jonei Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/15Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.598037Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
title Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
spellingShingle Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
Oliveira, Andreia Maria Pereira de
title_short Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
title_full Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
title_fullStr Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
title_full_unstemmed Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
title_sort Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
author Oliveira, Andreia Maria Pereira de
author_facet Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andreia Maria Pereira de
Barbosa, Jonei Cerqueira
description Neste artigo, apresentamos um estudo que analisou as ações requeridas na implementação da modelagem matemática na prática pedagógica que produzem tensões nos discursos de professores. Para tratar o propósito do estudo, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada em conceitos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaquando tensões foram manifestadas nos discursos dos professores: planejar o sequenciamento da aula; engajar os estudantes; discutir e intervir diante das respostas dos estudantes e decidir como abordar o conteúdo matemático.Palavras-chave: Modelagem matemática; Tensões nos discursos; Professores; Práticas pedagógicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15
10.24933/horizontes.v31i1.15
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i1.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438562541568