Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um estudo que analisou as ações requeridas na implementação da modelagem matemática na prática pedagógica que produzem tensões nos discursos de professores. Para tratar o propósito do estudo, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada em conceitos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaquando tensões foram manifestadas nos discursos dos professores: planejar o sequenciamento da aula; engajar os estudantes; discutir e intervir diante das respostas dos estudantes e decidir como abordar o conteúdo matemático.Palavras-chave: Modelagem matemática; Tensões nos discursos; Professores; Práticas pedagógicas. |
id |
USF_84dd551b275cabd252076ef8c2e0b26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/15 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaNeste artigo, apresentamos um estudo que analisou as ações requeridas na implementação da modelagem matemática na prática pedagógica que produzem tensões nos discursos de professores. Para tratar o propósito do estudo, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada em conceitos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaquando tensões foram manifestadas nos discursos dos professores: planejar o sequenciamento da aula; engajar os estudantes; discutir e intervir diante das respostas dos estudantes e decidir como abordar o conteúdo matemático.Palavras-chave: Modelagem matemática; Tensões nos discursos; Professores; Práticas pedagógicas.Universidade São Francisco2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1510.24933/horizontes.v31i1.15Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15/17Oliveira, Andreia Maria Pereira deBarbosa, Jonei Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/15Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.598037Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
title |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
spellingShingle |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática Oliveira, Andreia Maria Pereira de |
title_short |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
title_full |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
title_fullStr |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
title_sort |
Tensões nos discursos de professores e as ações da prática pedagógica em modelagem matemática |
author |
Oliveira, Andreia Maria Pereira de |
author_facet |
Oliveira, Andreia Maria Pereira de Barbosa, Jonei Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andreia Maria Pereira de Barbosa, Jonei Cerqueira |
description |
Neste artigo, apresentamos um estudo que analisou as ações requeridas na implementação da modelagem matemática na prática pedagógica que produzem tensões nos discursos de professores. Para tratar o propósito do estudo, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada em conceitos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes ações da prática pedagógica em modelagem matemáticaquando tensões foram manifestadas nos discursos dos professores: planejar o sequenciamento da aula; engajar os estudantes; discutir e intervir diante das respostas dos estudantes e decidir como abordar o conteúdo matemático.Palavras-chave: Modelagem matemática; Tensões nos discursos; Professores; Práticas pedagógicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15 10.24933/horizontes.v31i1.15 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v31i1.15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v31i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438562541568 |