Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Luiz Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski, Mauricio, Suelen Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854
Resumo: O presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar.
id USF_93ca554687969cd40e6bee563b5f6fd9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/854
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de GeografiaO presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar.Universidade São Francisco2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/85410.24933/horizontes.v38i1.854Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200262317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854/441Junior, Luiz MartinsMartins, Rosa Elisabete Militz WypyczynskiMauricio, Suelen Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/854Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.876636Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
title Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
spellingShingle Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
Junior, Luiz Martins
title_short Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
title_full Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
title_fullStr Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
title_full_unstemmed Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
title_sort Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
author Junior, Luiz Martins
author_facet Junior, Luiz Martins
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Mauricio, Suelen Santos
author_role author
author2 Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Mauricio, Suelen Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Luiz Martins
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Mauricio, Suelen Santos
description O presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854
10.24933/horizontes.v38i1.854
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854/441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020026
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439966584832