Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854 |
Resumo: | O presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar. |
id |
USF_93ca554687969cd40e6bee563b5f6fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/854 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de GeografiaO presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar.Universidade São Francisco2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/85410.24933/horizontes.v38i1.854Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200262317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854/441Junior, Luiz MartinsMartins, Rosa Elisabete Militz WypyczynskiMauricio, Suelen Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/854Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.876636Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
title |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
spellingShingle |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia Junior, Luiz Martins |
title_short |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
title_full |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
title_fullStr |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
title_full_unstemmed |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
title_sort |
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia |
author |
Junior, Luiz Martins |
author_facet |
Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Mauricio, Suelen Santos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Mauricio, Suelen Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Mauricio, Suelen Santos |
description |
O presente texto consiste em analisar as manifestações e percepções por meio das narrativas dos/as professores/as de Geografia sobre os saberes e fazeres da docência com estudantes com deficiência no espaço escolar. Para levantamento dos dados, optou-se pela metodologia qualitativa, de caráter exploratório, envolvendo trinta e quatro professores/as da Educação Básica da cidade de Florianópolis/SC em 2019. Dentre os resultados, constatou-se que os/as professores/as manifestam que lacunas e fragilidades na formação inicial no que toca a essa temática, contribuíram para fragilizar as ações em sala de aula com os/as estudantes com deficiência. Também destacaram a importância da formação continuada em serviço para qualificar as práticas pedagógicas e promover a inclusão escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854 10.24933/horizontes.v38i1.854 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/854/441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020026 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439966584832 |