Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Priscila Lopes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/715
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a educação na Alemanha no contexto imigratório, diante do desafio de prover oportunidades iguais. Por meio da pesquisa bibliográfica, procedemos com uma leitura do direito internacional sobre os conceitos de nacional, migrante e refugiado. Buscamos, ainda, a compreensão do direito de ingresso e recuperamos a memória dos conflitos desencadeados pela Primavera Árabe e os desacordos e resoluções da União Europeia. Por fim, verificamos os esforços da Alemanha voltados ao sucesso escolar dos migrantes e o seu objetivo de prover oportunidades iguais, concluindo que não somente a aquisição do idioma é suficiente para melhorar o desempenho educacional.
id USF_9770d5c7993ba6224270c159c7993314
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/715
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a AlemanhaEste trabalho objetiva discutir a educação na Alemanha no contexto imigratório, diante do desafio de prover oportunidades iguais. Por meio da pesquisa bibliográfica, procedemos com uma leitura do direito internacional sobre os conceitos de nacional, migrante e refugiado. Buscamos, ainda, a compreensão do direito de ingresso e recuperamos a memória dos conflitos desencadeados pela Primavera Árabe e os desacordos e resoluções da União Europeia. Por fim, verificamos os esforços da Alemanha voltados ao sucesso escolar dos migrantes e o seu objetivo de prover oportunidades iguais, concluindo que não somente a aquisição do idioma é suficiente para melhorar o desempenho educacional.Universidade São Francisco2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71510.24933/horizontes.v37i0.715Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190412317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/715/381Godoy, Priscila Lopes deAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/715Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.535257Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
title Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
spellingShingle Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
Godoy, Priscila Lopes de
title_short Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
title_full Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
title_fullStr Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
title_full_unstemmed Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
title_sort Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
author Godoy, Priscila Lopes de
author_facet Godoy, Priscila Lopes de
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
author_role author
author2 Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Priscila Lopes de
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
description Este trabalho objetiva discutir a educação na Alemanha no contexto imigratório, diante do desafio de prover oportunidades iguais. Por meio da pesquisa bibliográfica, procedemos com uma leitura do direito internacional sobre os conceitos de nacional, migrante e refugiado. Buscamos, ainda, a compreensão do direito de ingresso e recuperamos a memória dos conflitos desencadeados pela Primavera Árabe e os desacordos e resoluções da União Europeia. Por fim, verificamos os esforços da Alemanha voltados ao sucesso escolar dos migrantes e o seu objetivo de prover oportunidades iguais, concluindo que não somente a aquisição do idioma é suficiente para melhorar o desempenho educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/715
10.24933/horizontes.v37i0.715
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/715
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/715/381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019041
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439840755712