Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977 |
Resumo: | Este artigo discute as relações entre temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas, compreendendo que os processos de emancipação humana na contemporaneidade se articulam ao domínio e capacidade de comunicar e produzir linguagem em novas configurações e ambientes da cultura digital. Resultado de estudo teórico e revisão da literatura, o texto traz reflexões sobre a educação de idosos no cenário da cibercultura. Pressupõe o conhecimento da tecnologia como importante instrumento para a interação e comunicação do indivíduo idoso, bem como desempenhar tarefas cada vez mais complexas e vinculadas às tecnologias de informação e comunicação. O papel da educação formal e não formal é analisado a fim de mostrar a relevância desses espaços para os processos de emancipação humana. |
id |
USF_98c90bbef10000496892d16e0ea5fe50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/977 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidadeEste artigo discute as relações entre temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas, compreendendo que os processos de emancipação humana na contemporaneidade se articulam ao domínio e capacidade de comunicar e produzir linguagem em novas configurações e ambientes da cultura digital. Resultado de estudo teórico e revisão da literatura, o texto traz reflexões sobre a educação de idosos no cenário da cibercultura. Pressupõe o conhecimento da tecnologia como importante instrumento para a interação e comunicação do indivíduo idoso, bem como desempenhar tarefas cada vez mais complexas e vinculadas às tecnologias de informação e comunicação. O papel da educação formal e não formal é analisado a fim de mostrar a relevância desses espaços para os processos de emancipação humana.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/97710.24933/horizontes.v38i1.977Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200452317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977/492https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977/493Castro, Carla da Silva SantanaSantana, Claudia da SilvaBernardes, Marina Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/977Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.634801Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
title |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
spellingShingle |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade Castro, Carla da Silva Santana |
title_short |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
title_full |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
title_fullStr |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
title_sort |
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade |
author |
Castro, Carla da Silva Santana |
author_facet |
Castro, Carla da Silva Santana Santana, Claudia da Silva Bernardes, Marina Soares |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Claudia da Silva Bernardes, Marina Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carla da Silva Santana Santana, Claudia da Silva Bernardes, Marina Soares |
description |
Este artigo discute as relações entre temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas, compreendendo que os processos de emancipação humana na contemporaneidade se articulam ao domínio e capacidade de comunicar e produzir linguagem em novas configurações e ambientes da cultura digital. Resultado de estudo teórico e revisão da literatura, o texto traz reflexões sobre a educação de idosos no cenário da cibercultura. Pressupõe o conhecimento da tecnologia como importante instrumento para a interação e comunicação do indivíduo idoso, bem como desempenhar tarefas cada vez mais complexas e vinculadas às tecnologias de informação e comunicação. O papel da educação formal e não formal é analisado a fim de mostrar a relevância desses espaços para os processos de emancipação humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977 10.24933/horizontes.v38i1.977 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977/492 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/977/493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020045 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440258088960 |