O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1170 |
Resumo: | A temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas. |
id |
USF_9a30ae5de781624e9b800b1695104cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1170 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantilA temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas. Universidade São Francisco2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/117010.24933/horizontes.v40i1.1170Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220462317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1170/665Copyright (c) 2022 Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirolahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Tânia Zanella de Castilho Rostirola, Camila Regina2022-12-21T20:46:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1170Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.955329Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
title |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
spellingShingle |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil Magalhães, Tânia Zanella de Castilho |
title_short |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
title_full |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
title_fullStr |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
title_full_unstemmed |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
title_sort |
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil |
author |
Magalhães, Tânia Zanella de Castilho |
author_facet |
Magalhães, Tânia Zanella de Castilho Rostirola, Camila Regina |
author_role |
author |
author2 |
Rostirola, Camila Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Zanella de Castilho Rostirola, Camila Regina |
description |
A temática da desigualdade ganhou visibilidade nos últimos anos, marcadamente, em função das transformações na economia e da globalização. Nesse cenário, vários documentos foram escritos na tentativa de minimizar desigualdades, preconceitos e discriminação existentes na sociedade e nas escolas. Nessa via, este estudo buscou relatar a experiência advinda da prática de estágio na Educação Infantil, visando sensibilizar os educandos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Constatou-se que o professor tem um papel fundamental ao trabalhar o tema da diversidade cultural em sala de aula, visto que cabe a ele propor atividades que se relacionem ao assunto, despertando no aluno a curiosidade, o respeito e a valorização pelas culturas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1170 10.24933/horizontes.v40i1.1170 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1170 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1170/665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirola http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirola http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022046 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440327294976 |