Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Ferreira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v40i1.1399
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399
Resumo: Este estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa.
id USF_b329a9e6c7273225d9d6d38efd3da1ad
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1399
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
spelling Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativaEste estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa.Universidade São Francisco2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/139910.24933/horizontes.v40i1.1399Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220602317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399/679Copyright (c) 2022 Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcantehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliana Ferreira da Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1399Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.753456Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
title Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
spellingShingle Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
Silva, Juliana Ferreira da
Silva, Juliana Ferreira da
title_short Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
title_full Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
title_fullStr Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
title_sort Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
author Silva, Juliana Ferreira da
author_facet Silva, Juliana Ferreira da
Silva, Juliana Ferreira da
Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro
Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro
author_role author
author2 Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Ferreira da
Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro
description Este estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399
10.24933/horizontes.v40i1.1399
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399/679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022060
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1822178652573401088
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1399