Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v40i1.1399 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399 |
Resumo: | Este estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa. |
id |
USF_b329a9e6c7273225d9d6d38efd3da1ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1399 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativaEste estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa.Universidade São Francisco2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/139910.24933/horizontes.v40i1.1399Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220602317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399/679Copyright (c) 2022 Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcantehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliana Ferreira da Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1399Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.753456Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
title |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa Silva, Juliana Ferreira da Silva, Juliana Ferreira da |
title_short |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
title_full |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
title_sort |
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa |
author |
Silva, Juliana Ferreira da |
author_facet |
Silva, Juliana Ferreira da Silva, Juliana Ferreira da Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Ferreira da Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro |
description |
Este estudo objetiva relatar uma experiência a ser desenvolvida em uma escola da rede municipal de Recife, PE, durante o período da pandemia, com foco na aprendizagem, na alfabetização e na inclusão dos estudantes com deficiência intelectual. Assim, realizou-se uma série de ações ‒ estudo teórico, reuniões e produção de material adequado como atividades online, jogos de alfabetização e manual de Tecnologia Assistiva ‒, tendo em vista elaborar e executar atividades para favorecer a alfabetização de todos os estudantes e permitir incluir e alfabetizar, em sala de aula regular, os estudantes com deficiência. Os resultados mostram, que, a despeito dos desafios, esse público-alvo acabou sendo negligenciado e não houve a garantia do direito a uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399 10.24933/horizontes.v40i1.1399 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1399/679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022060 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652573401088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1399 |