Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/333
Resumo: ResumoO presente artigo propõe delinear como se configurou, num percurso singular, o encontro com os textos e o contexto no qual, mediado pela leitura, certas práticas culturais, a partir da escola, e se entrelaçaram na constituição de um leitor e professor. Apoiado no referencial teórico proposto por Bakhtin e Vigotski, recorro a fragmentos de meu percurso de formação, compondo com eles uma narrativa na qual destacam-se os outros que comigo interagiram e as marcas que essas interações e a leitura produziram em mim. Como resultados destacam-se: o tipo de leitor resulta de um processo histórico, social e cultural que se singulariza no percurso de formação de um sujeito por meio de um conjunto de aprendizados. A compreensão do professor-leitor que somos, historicamente, requer que se leve em consideração que práticas culturais se tornaram acessíveis e como foram vividas pelos sujeitos nas relações sociais.Palavras-chave: Educação; Escola; Formação de professores; Formação de leitores.Practices of reading and teacher formation: Reflections from fragments of a routeAbstractThis paper aims to outline how, in a singular way, an encounter took place with the texts and the context in which, mediated by reading, certain cultural practices intertwined to form a reader and a teacher. Supported by the theoretical framework proposed by Bakhtin and Vigotski, I use fragments of my formation journey tying them up with a narrative in which stands out those that interacted with me and the marks that these interactions and reading left in me. The results include: the reader is result of a historical process, social and cultural that singularizes in the course of formation of a subject through a set of learnings. It is intended to describe the formation path of a reader-teacher, as a set of learning experiences and, in this perspective, the need to take into consideration that cultural practices have been made available and how they were experienced by the subjects, in social relations.Keywords: Education; School; Teacher formation; Reader formation.
id USF_b80bc3f3128c960cb4ab189b628d6017
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/333
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percursoEducaçãoEscolaFormação de professoresFormação de leitores.ResumoO presente artigo propõe delinear como se configurou, num percurso singular, o encontro com os textos e o contexto no qual, mediado pela leitura, certas práticas culturais, a partir da escola, e se entrelaçaram na constituição de um leitor e professor. Apoiado no referencial teórico proposto por Bakhtin e Vigotski, recorro a fragmentos de meu percurso de formação, compondo com eles uma narrativa na qual destacam-se os outros que comigo interagiram e as marcas que essas interações e a leitura produziram em mim. Como resultados destacam-se: o tipo de leitor resulta de um processo histórico, social e cultural que se singulariza no percurso de formação de um sujeito por meio de um conjunto de aprendizados. A compreensão do professor-leitor que somos, historicamente, requer que se leve em consideração que práticas culturais se tornaram acessíveis e como foram vividas pelos sujeitos nas relações sociais.Palavras-chave: Educação; Escola; Formação de professores; Formação de leitores.Practices of reading and teacher formation: Reflections from fragments of a routeAbstractThis paper aims to outline how, in a singular way, an encounter took place with the texts and the context in which, mediated by reading, certain cultural practices intertwined to form a reader and a teacher. Supported by the theoretical framework proposed by Bakhtin and Vigotski, I use fragments of my formation journey tying them up with a narrative in which stands out those that interacted with me and the marks that these interactions and reading left in me. The results include: the reader is result of a historical process, social and cultural that singularizes in the course of formation of a subject through a set of learnings. It is intended to describe the formation path of a reader-teacher, as a set of learning experiences and, in this perspective, the need to take into consideration that cultural practices have been made available and how they were experienced by the subjects, in social relations.Keywords: Education; School; Teacher formation; Reader formation.Universidade São Francisco2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/33310.24933/horizontes.v34i1.333Horizontes; v. 34 n. 1 (2016): A educação e a tolerância na diversidade religiosa; 123-1362317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/333/120Toscano, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/333Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:01.343467Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
title Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
spellingShingle Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
Toscano, Carlos
Educação
Escola
Formação de professores
Formação de leitores.
title_short Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
title_full Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
title_fullStr Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
title_full_unstemmed Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
title_sort Práticas de leitura e formação docente: reflexões a partir de fragmentos de um percurso
author Toscano, Carlos
author_facet Toscano, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola
Formação de professores
Formação de leitores.
topic Educação
Escola
Formação de professores
Formação de leitores.
description ResumoO presente artigo propõe delinear como se configurou, num percurso singular, o encontro com os textos e o contexto no qual, mediado pela leitura, certas práticas culturais, a partir da escola, e se entrelaçaram na constituição de um leitor e professor. Apoiado no referencial teórico proposto por Bakhtin e Vigotski, recorro a fragmentos de meu percurso de formação, compondo com eles uma narrativa na qual destacam-se os outros que comigo interagiram e as marcas que essas interações e a leitura produziram em mim. Como resultados destacam-se: o tipo de leitor resulta de um processo histórico, social e cultural que se singulariza no percurso de formação de um sujeito por meio de um conjunto de aprendizados. A compreensão do professor-leitor que somos, historicamente, requer que se leve em consideração que práticas culturais se tornaram acessíveis e como foram vividas pelos sujeitos nas relações sociais.Palavras-chave: Educação; Escola; Formação de professores; Formação de leitores.Practices of reading and teacher formation: Reflections from fragments of a routeAbstractThis paper aims to outline how, in a singular way, an encounter took place with the texts and the context in which, mediated by reading, certain cultural practices intertwined to form a reader and a teacher. Supported by the theoretical framework proposed by Bakhtin and Vigotski, I use fragments of my formation journey tying them up with a narrative in which stands out those that interacted with me and the marks that these interactions and reading left in me. The results include: the reader is result of a historical process, social and cultural that singularizes in the course of formation of a subject through a set of learnings. It is intended to describe the formation path of a reader-teacher, as a set of learning experiences and, in this perspective, the need to take into consideration that cultural practices have been made available and how they were experienced by the subjects, in social relations.Keywords: Education; School; Teacher formation; Reader formation.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/333
10.24933/horizontes.v34i1.333
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/333
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i1.333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/333/120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 1 (2016): A educação e a tolerância na diversidade religiosa; 123-136
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439017623552