Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437 |
Resumo: | O objetivo do estudo qualitativo foi mapear a possibilidade de formação de duas professoras de ciências para o diálogo intercultural a partir de um trabalho colaborativo envolvendo intervenções pedagógicas em salas de biologia de uma escola do estado da Bahia. A metodologia incluiu vídeo-gravação, transcrição, mapas de eventos, seleção de episódios e análise de conteúdo. Os resultados indicam tentativas, mas não abordagens dialógicas durante as intervenções. O estudo permitiu repensar aspectos voltados para as interações dialógicas que ocorrem durante os processos de ensino e aprendizagem e na pesquisa científica com relação à formação inicial e continuada dos professores de ciências. |
id |
USF_b86746c6f9240d4da8d5d3a2d73b4e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/437 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativoO objetivo do estudo qualitativo foi mapear a possibilidade de formação de duas professoras de ciências para o diálogo intercultural a partir de um trabalho colaborativo envolvendo intervenções pedagógicas em salas de biologia de uma escola do estado da Bahia. A metodologia incluiu vídeo-gravação, transcrição, mapas de eventos, seleção de episódios e análise de conteúdo. Os resultados indicam tentativas, mas não abordagens dialógicas durante as intervenções. O estudo permitiu repensar aspectos voltados para as interações dialógicas que ocorrem durante os processos de ensino e aprendizagem e na pesquisa científica com relação à formação inicial e continuada dos professores de ciências. Universidade São Francisco2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/43710.24933/horizontes.v35i1.437Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 99-1122317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437/209Baptista, Geilsa Costa SantosGomes e Silva, Dirlaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/437Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:03.145896Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
title |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
spellingShingle |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo Baptista, Geilsa Costa Santos |
title_short |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
title_full |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
title_fullStr |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
title_full_unstemmed |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
title_sort |
Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo |
author |
Baptista, Geilsa Costa Santos |
author_facet |
Baptista, Geilsa Costa Santos Gomes e Silva, Dirlane |
author_role |
author |
author2 |
Gomes e Silva, Dirlane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Geilsa Costa Santos Gomes e Silva, Dirlane |
description |
O objetivo do estudo qualitativo foi mapear a possibilidade de formação de duas professoras de ciências para o diálogo intercultural a partir de um trabalho colaborativo envolvendo intervenções pedagógicas em salas de biologia de uma escola do estado da Bahia. A metodologia incluiu vídeo-gravação, transcrição, mapas de eventos, seleção de episódios e análise de conteúdo. Os resultados indicam tentativas, mas não abordagens dialógicas durante as intervenções. O estudo permitiu repensar aspectos voltados para as interações dialógicas que ocorrem durante os processos de ensino e aprendizagem e na pesquisa científica com relação à formação inicial e continuada dos professores de ciências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437 10.24933/horizontes.v35i1.437 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v35i1.437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/437/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 99-112 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v35i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439330099200 |