O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434 |
Resumo: | O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social. |
id |
USF_bbfb3a647cba81ee48252dcaf62d5e19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1434 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/143410.24933/horizontes.v40i1.1434Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220522317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434/671Copyright (c) 2022 Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantAna, IzabellaDainez, DéboraAlves, Teresa Cristina Leança Soares 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1434Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.231Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
title |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
spellingShingle |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino SantAna, Izabella |
title_short |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
title_full |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
title_fullStr |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
title_full_unstemmed |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
title_sort |
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino |
author |
SantAna, Izabella |
author_facet |
SantAna, Izabella Dainez, Débora Alves, Teresa Cristina Leança Soares |
author_role |
author |
author2 |
Dainez, Débora Alves, Teresa Cristina Leança Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SantAna, Izabella Dainez, Débora Alves, Teresa Cristina Leança Soares |
description |
O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434 10.24933/horizontes.v40i1.1434 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434/671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alves http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022052 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440805445632 |