Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Jackson Reis dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura, Araújo, Osmar Hélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1111
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre a docência no pensamento de Paulo Freire e socializa resultados de pesquisas e experiências educacionais, desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Esta Seção Temática vincula-se à Revista Horizontes, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil. A seção discute, entre outros aspectos, a(s) docência(s) nesta modalidade educativa, num contexto de resistências e (trans)formações sociais. Os estudos, de modo geral, explicitam que a presença de Paulo Freire no campo da pesquisa, do ensino e da extensão representa a defesa pela democracia e autonomia do sujeito.
id USF_c67a8fd10ba94e00b9ffcc16603f2f3c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1111
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneoO artigo apresenta reflexões sobre a docência no pensamento de Paulo Freire e socializa resultados de pesquisas e experiências educacionais, desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Esta Seção Temática vincula-se à Revista Horizontes, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil. A seção discute, entre outros aspectos, a(s) docência(s) nesta modalidade educativa, num contexto de resistências e (trans)formações sociais. Os estudos, de modo geral, explicitam que a presença de Paulo Freire no campo da pesquisa, do ensino e da extensão representa a defesa pela democracia e autonomia do sujeito.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/111110.24933/horizontes.v38i1.1111Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200372317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1111/484Santos, José Jackson Reis dos Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Araújo, Osmar Hélio info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1111Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.970626Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
title Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
spellingShingle Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
Santos, José Jackson Reis dos
title_short Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
title_full Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
title_fullStr Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
title_full_unstemmed Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
title_sort Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
author Santos, José Jackson Reis dos
author_facet Santos, José Jackson Reis dos
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Araújo, Osmar Hélio
author_role author
author2 Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Araújo, Osmar Hélio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Jackson Reis dos
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Araújo, Osmar Hélio
description O artigo apresenta reflexões sobre a docência no pensamento de Paulo Freire e socializa resultados de pesquisas e experiências educacionais, desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Esta Seção Temática vincula-se à Revista Horizontes, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil. A seção discute, entre outros aspectos, a(s) docência(s) nesta modalidade educativa, num contexto de resistências e (trans)formações sociais. Os estudos, de modo geral, explicitam que a presença de Paulo Freire no campo da pesquisa, do ensino e da extensão representa a defesa pela democracia e autonomia do sujeito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1111
10.24933/horizontes.v38i1.1111
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1111
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.1111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1111/484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020037
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440297934848