As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bello, Samuel Edmundo Lopez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58
Resumo: Este texto analisa por que e de que maneira se mobilizam determinadas práticas curriculares no espaço escolar. Trata-se de mostrar como e por que se dá o Governo da instituição escolar pelos números do IDEB;quais estratégias se utilizam para a produção/mobilização dessas ações de governo. A partir do conceito de numeramentalização, de inspiração foucaultiana, é que se vê a operatividade do índice numa lógica sedutora da ciência como expressão de racionalidade e razão, a qual encontra no imperativo da contextualização do ensino a sua força impulsionadora. Sugere-se, por fim, uma postura ética na formação de professores que, de posse desta analítica, constitua uma singularidade das práticas curriculares como contraponto às ações de governo da política educacional.Palavras-chave: Práticas curriculares – avaliação e desempenho em matemática – Educação Básica –Governo dos números Curricula Practices of Mathematics and the government of IDEBAbstractThis text aims to analyze why and how certain practices are mobilized in the school curriculum. Our goal is to show how and why the government of the school by the numbers of IDEB, what strategies are those that are used for the production / mobilization of these government actions. From the concept of Foucauldian inspiration so-called “numeramentality”, we can realize the operativity of the index in a seductive logic of science as an expression of rationality and reason, which takes the context of teaching as imperative of their driving force. We suggest an ethical stance in teacher education which, from our analitical point of view, institutes a singularity of curriculum practices as a counterpoint to the actions of government of educationpolicy.Keywords: Curricula Practices – Evaluation and Performance in mathematics – Schooling – Government by numbers
id USF_ce6d89fec71cb2c5a4b26452cc9a7584
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/58
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEBPráticas curricularesavaliação e desempenho em matemáticaEducação BásicaGoverno dos númerosEste texto analisa por que e de que maneira se mobilizam determinadas práticas curriculares no espaço escolar. Trata-se de mostrar como e por que se dá o Governo da instituição escolar pelos números do IDEB;quais estratégias se utilizam para a produção/mobilização dessas ações de governo. A partir do conceito de numeramentalização, de inspiração foucaultiana, é que se vê a operatividade do índice numa lógica sedutora da ciência como expressão de racionalidade e razão, a qual encontra no imperativo da contextualização do ensino a sua força impulsionadora. Sugere-se, por fim, uma postura ética na formação de professores que, de posse desta analítica, constitua uma singularidade das práticas curriculares como contraponto às ações de governo da política educacional.Palavras-chave: Práticas curriculares – avaliação e desempenho em matemática – Educação Básica –Governo dos números Curricula Practices of Mathematics and the government of IDEBAbstractThis text aims to analyze why and how certain practices are mobilized in the school curriculum. Our goal is to show how and why the government of the school by the numbers of IDEB, what strategies are those that are used for the production / mobilization of these government actions. From the concept of Foucauldian inspiration so-called “numeramentality”, we can realize the operativity of the index in a seductive logic of science as an expression of rationality and reason, which takes the context of teaching as imperative of their driving force. We suggest an ethical stance in teacher education which, from our analitical point of view, institutes a singularity of curriculum practices as a counterpoint to the actions of government of educationpolicy.Keywords: Curricula Practices – Evaluation and Performance in mathematics – Schooling – Government by numbersUniversidade São Francisco2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/5810.24933/horizontes.v30i2.58Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v30i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58/30Bello, Samuel Edmundo Lopezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/58Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.263285Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
title As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
spellingShingle As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
Bello, Samuel Edmundo Lopez
Práticas curriculares
avaliação e desempenho em matemática
Educação Básica
Governo dos números
title_short As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
title_full As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
title_fullStr As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
title_full_unstemmed As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
title_sort As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do IDEB
author Bello, Samuel Edmundo Lopez
author_facet Bello, Samuel Edmundo Lopez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bello, Samuel Edmundo Lopez
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas curriculares
avaliação e desempenho em matemática
Educação Básica
Governo dos números
topic Práticas curriculares
avaliação e desempenho em matemática
Educação Básica
Governo dos números
description Este texto analisa por que e de que maneira se mobilizam determinadas práticas curriculares no espaço escolar. Trata-se de mostrar como e por que se dá o Governo da instituição escolar pelos números do IDEB;quais estratégias se utilizam para a produção/mobilização dessas ações de governo. A partir do conceito de numeramentalização, de inspiração foucaultiana, é que se vê a operatividade do índice numa lógica sedutora da ciência como expressão de racionalidade e razão, a qual encontra no imperativo da contextualização do ensino a sua força impulsionadora. Sugere-se, por fim, uma postura ética na formação de professores que, de posse desta analítica, constitua uma singularidade das práticas curriculares como contraponto às ações de governo da política educacional.Palavras-chave: Práticas curriculares – avaliação e desempenho em matemática – Educação Básica –Governo dos números Curricula Practices of Mathematics and the government of IDEBAbstractThis text aims to analyze why and how certain practices are mobilized in the school curriculum. Our goal is to show how and why the government of the school by the numbers of IDEB, what strategies are those that are used for the production / mobilization of these government actions. From the concept of Foucauldian inspiration so-called “numeramentality”, we can realize the operativity of the index in a seductive logic of science as an expression of rationality and reason, which takes the context of teaching as imperative of their driving force. We suggest an ethical stance in teacher education which, from our analitical point of view, institutes a singularity of curriculum practices as a counterpoint to the actions of government of educationpolicy.Keywords: Curricula Practices – Evaluation and Performance in mathematics – Schooling – Government by numbers
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58
10.24933/horizontes.v30i2.58
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v30i2.58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58/30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 30 n. 2 (2012): Dossiê: Currículo e práticas sociais
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v30i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438581415936