Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939 |
Resumo: | Este artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática. |
id |
USF_cf68762a9a716802c10a435ea8566804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/939 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultosEste artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93910.24933/horizontes.v38i1.939Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200462317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939/494Cerigatto, Mariana Pícaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/939Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.107825Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
title |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos Cerigatto, Mariana Pícaro |
title_short |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
title_full |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos |
author |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
author_facet |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerigatto, Mariana Pícaro |
description |
Este artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939 10.24933/horizontes.v38i1.939 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939/494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020046 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440244457472 |