Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerigatto, Mariana Pícaro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939
Resumo: Este artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática.
id USF_cf68762a9a716802c10a435ea8566804
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/939
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultosEste artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática.Universidade São Francisco2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/93910.24933/horizontes.v38i1.939Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200462317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939/494Cerigatto, Mariana Pícaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/939Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:12.107825Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
title Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
spellingShingle Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
Cerigatto, Mariana Pícaro
title_short Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
title_full Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
title_fullStr Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
title_sort Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
author Cerigatto, Mariana Pícaro
author_facet Cerigatto, Mariana Pícaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerigatto, Mariana Pícaro
description Este artigo desenvolve atividades aplicadas que relacionam mídia e educação, considerando a necessidade da inclusão, de forma mais efetiva, de jovens e adultos na cultura contemporânea. São propostos três eixos de atividades a partir de metodologias específicas para a mídia-educação, pontuadas a partir de uma análise de referências da área. Assim, a contribuição do texto visa subsidiar atividades aplicadas para a EJA, considerando suas diretrizes curriculares. A partir disso, tem-se um caminho para o desenvolvimento de práticas alfabetizadoras que visam à leitura e à produção crítica das imagens, das linguagens da mídia e da contemporaneidade, o que favorece um fazer pedagógico na EJA mais atento às habilidades de engajamento crítico e cidadão na cultura digital e midiática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939
10.24933/horizontes.v38i1.939
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/939/494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020046
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440244457472