Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balduino, Grazielle Eloisa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: De Souza Junior, Arlindo José, Reinaldo, Iraides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608
Resumo: Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.
id UFRGS-7_cff20a81d903689a762fc8c76dc0034f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43608
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Educação de Jovens e Adultos na Cultura DigitalEducação de Jovens e AdultosBlogEducação MatemáticaEtnomatemática.educação matemática e cultura digitalEsse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4360810.22456/1982-1654.43608Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJAInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608/32525Balduino, Grazielle EloisaDe Souza Junior, Arlindo JoséReinaldo, Iraidesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-28T21:57:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/43608Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-12-28T21:57:53Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
title Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
Balduino, Grazielle Eloisa
Educação de Jovens e Adultos
Blog
Educação Matemática
Etnomatemática.
educação matemática e cultura digital
title_short Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
title_full Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
title_sort Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
author Balduino, Grazielle Eloisa
author_facet Balduino, Grazielle Eloisa
De Souza Junior, Arlindo José
Reinaldo, Iraides
author_role author
author2 De Souza Junior, Arlindo José
Reinaldo, Iraides
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balduino, Grazielle Eloisa
De Souza Junior, Arlindo José
Reinaldo, Iraides
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Blog
Educação Matemática
Etnomatemática.
educação matemática e cultura digital
topic Educação de Jovens e Adultos
Blog
Educação Matemática
Etnomatemática.
educação matemática e cultura digital
description Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608
10.22456/1982-1654.43608
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608/32525
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 2 (2014): Information Technology, Teaching and Learning, EJA
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 2 (2014): Tecnologia da Informação, Ensino e Aprendizagem, EJA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183093731328