Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116 |
Resumo: | No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. |
id |
USF_de1e6680b5ab371b7c942bedf5296a0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/116 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimentoEscolaFamíliaCoordenador Pedagógico.No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. Universidade São Francisco2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/11610.24933/horizontes.v33i1.116Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116/78Felisberto da Silva, AliceBariani de Arruda Fachini, Maria Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/116Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.767949Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
title |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
spellingShingle |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento Felisberto da Silva, Alice Escola Família Coordenador Pedagógico. |
title_short |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
title_full |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
title_fullStr |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
title_sort |
Relação escola-família e o papel do coordenador pedagógico: estado do conhecimento |
author |
Felisberto da Silva, Alice |
author_facet |
Felisberto da Silva, Alice Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felisberto da Silva, Alice Bariani de Arruda Fachini, Maria Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Coordenador Pedagógico. |
topic |
Escola Família Coordenador Pedagógico. |
description |
No presente artigo, busca-se identificar como a produção acadêmica tem abordado sobre o papel do coordenador pedagógico na relação escola-família. Para tanto, realizou-se um levantamento do estado do conhecimento sobre o referido objeto nas principais bases de dados acadêmicas brasileiras. O estudo revelou uma escassez de trabalhos com a referida temática. Nos trabalhos analisados, o papel do coordenador pedagógico aparece como multifacetado: ora como um formador dos professores, ora como um mediador de conflitos, ora como um ouvinte/orientador das famílias. Nota-se a importância desse agente no planejamento e implementação da proposta pedagógica da escola e como um representante da instituição, que apresenta esta à família. São colocadas, ainda, sobre o coordenador, expectativas em relação ao auxílio na elaboração das aulas, organização das reuniões e demais atividades que integrem a família à escola, além da composição dos dados estatísticos sobre o rendimento dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116 10.24933/horizontes.v33i1.116 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v33i1.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/116/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 33 n. 1 (2015): Dossiê: Educação e Processos Formativos 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v33i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438918008832 |