A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa. |
id |
USF_df9efc2b60b736cd81fd30fc690192d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/867 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciaisEsta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa.Universidade São Francisco2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86710.24933/horizontes.v38i1.867Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200152317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867/430Pommer, Wagner MarceloRezende, Mariana Chiccolli Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/867Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.043391Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
title |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
spellingShingle |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais Pommer, Wagner Marcelo |
title_short |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
title_full |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
title_fullStr |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
title_sort |
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais |
author |
Pommer, Wagner Marcelo |
author_facet |
Pommer, Wagner Marcelo Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pommer, Wagner Marcelo Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de |
description |
Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867 10.24933/horizontes.v38i1.867 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867/430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020015 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440214048768 |