A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pommer, Wagner Marcelo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867
Resumo: Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa.
id USF_df9efc2b60b736cd81fd30fc690192d5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/867
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciaisEsta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa.Universidade São Francisco2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/86710.24933/horizontes.v38i1.867Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200152317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867/430Pommer, Wagner MarceloRezende, Mariana Chiccolli Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/867Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.043391Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
title A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
spellingShingle A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
Pommer, Wagner Marcelo
title_short A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
title_full A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
title_fullStr A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
title_sort A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
author Pommer, Wagner Marcelo
author_facet Pommer, Wagner Marcelo
Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de
author_role author
author2 Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pommer, Wagner Marcelo
Rezende, Mariana Chiccolli Pereira de
description Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida as atividades do material didático denominado Projeto EMAI promovem condições para o aprendizado da leitura de horas no 1º ano do ciclo inicial do Ensino Fundamental. O referencial teórico se situou na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e na proposta construtivista. A pesquisa documental verificou que as duas atividades didáticas propostas no projeto EMAI possibilitaram a mobilização de conhecimentos cotidianos e conteúdos procedimentais, o que pode acessar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos (Vygotsky, 1984; 1987). Observamos a quase ausência da História da Matemática como suporte didático e o favorecimento dos conteúdos conceituais, conforme Coll (1996), em detrimento de atividades de essência manipulativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867
10.24933/horizontes.v38i1.867
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/867/430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020015
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440214048768