A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537 |
Resumo: | A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas. A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala. |
id |
UEMG-2_96a6e1cde1164b37ebfcf7ac3f817991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1537 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary SchoolNúmeros naturaisEscalaEnsino FundamentalRegistros de Representação Semiótica.A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas. A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/153710.24934/eef.v21i33.1537Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 121-1402317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537/1620Copyright (c) 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommerinfo:eu-repo/semantics/openAccessPommer, Wagner MarceloPommer, Clarice Peres Carvalho Retroz2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1537Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
title |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
spellingShingle |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School Pommer, Wagner Marcelo Números naturais Escala Ensino Fundamental Registros de Representação Semiótica. |
title_short |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
title_full |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
title_fullStr |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
title_full_unstemmed |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
title_sort |
A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School |
author |
Pommer, Wagner Marcelo |
author_facet |
Pommer, Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz |
author_role |
author |
author2 |
Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pommer, Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números naturais Escala Ensino Fundamental Registros de Representação Semiótica. |
topic |
Números naturais Escala Ensino Fundamental Registros de Representação Semiótica. |
description |
A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas. A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537 10.24934/eef.v21i33.1537 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i33.1537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537/1620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140 Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i33 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469275652096 |