A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pommer, Wagner Marcelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537
Resumo: A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas.  A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.
id UEMG-2_96a6e1cde1164b37ebfcf7ac3f817991
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1537
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary SchoolNúmeros naturaisEscalaEnsino FundamentalRegistros de Representação Semiótica.A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas.  A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/153710.24934/eef.v21i33.1537Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 121-1402317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537/1620Copyright (c) 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommerinfo:eu-repo/semantics/openAccessPommer, Wagner MarceloPommer, Clarice Peres Carvalho Retroz2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1537Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
title A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
spellingShingle A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
Pommer, Wagner Marcelo
Números naturais
Escala
Ensino Fundamental
Registros de Representação Semiótica.
title_short A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
title_full A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
title_fullStr A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
title_full_unstemmed A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
title_sort A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School
author Pommer, Wagner Marcelo
author_facet Pommer, Wagner Marcelo
Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
author_role author
author2 Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pommer, Wagner Marcelo
Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz
dc.subject.por.fl_str_mv Números naturais
Escala
Ensino Fundamental
Registros de Representação Semiótica.
topic Números naturais
Escala
Ensino Fundamental
Registros de Representação Semiótica.
description A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas.  A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537
10.24934/eef.v21i33.1537
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i33.1537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1537/1620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140
Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 121-140
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i33
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469275652096