A universidade no horizonte de estudantes oriundos de escola pública: um estudo qualitativo sobre a permanência
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1309 |
Resumo: | Este artigo analisa a permanência dos estudantes oriundos de escola pública que compõem o novo perfil universitário brasileiro, resultante da implementação da Lei de Cotas de 2012. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários e os dados foram analisados a partir das contribuições de Pierre Bourdieu e de pesquisas sobre a permanência universitária. Identificamos que a principal dificuldade na permanência se refere à ausência de conteúdos escolares e de um habitus de estudo. Apesar do respaldo assistencial, ainda não há apoio efetivo dos professores e coordenadores de cursos, o que fortalece a ideologia do dom e a legitimação das desigualdades sociais. Considera-se que a efetivação da permanência universitária necessita, também, de ações de apoio acadêmico. |
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A universidade no horizonte de estudantes oriundos de escola pública: um estudo qualitativo sobre a permanênciaEste artigo analisa a permanência dos estudantes oriundos de escola pública que compõem o novo perfil universitário brasileiro, resultante da implementação da Lei de Cotas de 2012. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários e os dados foram analisados a partir das contribuições de Pierre Bourdieu e de pesquisas sobre a permanência universitária. Identificamos que a principal dificuldade na permanência se refere à ausência de conteúdos escolares e de um habitus de estudo. Apesar do respaldo assistencial, ainda não há apoio efetivo dos professores e coordenadores de cursos, o que fortalece a ideologia do dom e a legitimação das desigualdades sociais. Considera-se que a efetivação da permanência universitária necessita, também, de ações de apoio acadêmico.Universidade São Francisco2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/130910.24933/horizontes.v40i1.1309Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220102317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1309/628Copyright (c) 2022 Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Hellen Cristina Xavier da SilvaFernandes, Maria Cristina da Silveira Galan2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1309Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.352811Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
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Este artigo analisa a permanência dos estudantes oriundos de escola pública que compõem o novo perfil universitário brasileiro, resultante da implementação da Lei de Cotas de 2012. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários e os dados foram analisados a partir das contribuições de Pierre Bourdieu e de pesquisas sobre a permanência universitária. Identificamos que a principal dificuldade na permanência se refere à ausência de conteúdos escolares e de um habitus de estudo. Apesar do respaldo assistencial, ainda não há apoio efetivo dos professores e coordenadores de cursos, o que fortalece a ideologia do dom e a legitimação das desigualdades sociais. Considera-se que a efetivação da permanência universitária necessita, também, de ações de apoio acadêmico. |
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