Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacarato, Adair Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Suàrez, Daniel Hugo, Ferreira, Luciana Haddad
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683
Resumo:  A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive.
id USF_e8c0033930007c4fb40ec49a3c4bea84
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1683
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive.Universidade São Francisco2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/168310.24933/horizontes.v41i1.1683Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230282317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683/733Copyright (c) 2023 Adair Mendes Nacarato, Daniel Hugo Suàrez, Luciana Haddad Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNacarato, Adair Mendes Suàrez, Daniel HugoFerreira, Luciana Haddad2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1683Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
title Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
spellingShingle Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
Nacarato, Adair Mendes
title_short Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
title_full Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
title_fullStr Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
title_full_unstemmed Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
title_sort Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
author Nacarato, Adair Mendes
author_facet Nacarato, Adair Mendes
Suàrez, Daniel Hugo
Ferreira, Luciana Haddad
author_role author
author2 Suàrez, Daniel Hugo
Ferreira, Luciana Haddad
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacarato, Adair Mendes
Suàrez, Daniel Hugo
Ferreira, Luciana Haddad
description  A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683
10.24933/horizontes.v41i1.1683
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683/733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Adair Mendes Nacarato, Daniel Hugo Suàrez, Luciana Haddad Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Adair Mendes Nacarato, Daniel Hugo Suàrez, Luciana Haddad Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023028
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438535278592