Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683 |
Resumo: | A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive. |
id |
USF_e8c0033930007c4fb40ec49a3c4bea84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1683 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive.Universidade São Francisco2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/168310.24933/horizontes.v41i1.1683Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230282317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683/733Copyright (c) 2023 Adair Mendes Nacarato, Daniel Hugo Suàrez, Luciana Haddad Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNacarato, Adair Mendes Suàrez, Daniel HugoFerreira, Luciana Haddad2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1683Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
title |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
spellingShingle |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo Nacarato, Adair Mendes |
title_short |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
title_full |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
title_fullStr |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
title_full_unstemmed |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
title_sort |
Editorial: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo |
author |
Nacarato, Adair Mendes |
author_facet |
Nacarato, Adair Mendes Suàrez, Daniel Hugo Ferreira, Luciana Haddad |
author_role |
author |
author2 |
Suàrez, Daniel Hugo Ferreira, Luciana Haddad |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nacarato, Adair Mendes Suàrez, Daniel Hugo Ferreira, Luciana Haddad |
description |
A escrita narrativa de professoras e professores tem ocupado, com grande frequência, espaço nos debates e estudos da comunidade acadêmica do campo educacional. Entre diferentes discussões metodológicas e epistemológicas acerca de seus usos, limites e potencialidades, uma constância: o gênero narrativo parece ter ocupado um importante e definitivo espaço de diálogo e intercâmbio entre a comunidade acadêmica e da Educação Básica. Narram professores e professoras, em diferentes contextos e momentos, dando visibilidade a fragmentos cotidianos, nem sempre vistos e percebidos por outras frestas, que não a da narrativa de quem vive. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683 10.24933/horizontes.v41i1.1683 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1683/733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Adair Mendes Nacarato, Daniel Hugo Suàrez, Luciana Haddad Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Adair Mendes Nacarato, Daniel Hugo Suàrez, Luciana Haddad Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023028 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438535278592 |