Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877
Resumo: A experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo.
id USF_ef64eafe73287bead5edbbea888dc7a8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/877
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensinoA experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87710.24933/horizontes.v38i1.877Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200312317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/446https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/481Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/877Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.251188Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
title Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
spellingShingle Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli
title_short Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
title_full Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
title_fullStr Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
title_full_unstemmed Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
title_sort Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
author Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli
author_facet Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli
description A experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877
10.24933/horizontes.v38i1.877
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/446
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020031
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440221388800