Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877 |
Resumo: | A experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo. |
id |
USF_ef64eafe73287bead5edbbea888dc7a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/877 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensinoA experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo.Universidade São Francisco2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87710.24933/horizontes.v38i1.877Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200312317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/446https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/481Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/877Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.251188Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
title |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
spellingShingle |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli |
title_short |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
title_full |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
title_fullStr |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
title_full_unstemmed |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
title_sort |
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino |
author |
Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli |
author_facet |
Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rita de Cássia Antonia Nespoli |
description |
A experiência com o ensino de língua portuguesa e a convivência com livros didáticos ensejaram o questionamento sobre quais são as concepções de linguagem e de ensino que avalizam esses materiais didáticos. Escolheu-se como material de análise o livro de Terceiro Ano de Ensino Médio de Maria Emília Amaral et al. Nas discussões, busca-se respaldo no referencial investigativo e metodológico descrito nos estudos dialógicos desenvolvidos, principalmente, por Bakhtin e Volochínov. Como resultados, depreende-se que o material apresenta duas concepções de linguagem e de ensino, uma centrada em uma visão de que o ensino-aprendizado deve seguir um trajeto e outra pautada na interação e no diálogo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877 10.24933/horizontes.v38i1.877 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/446 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/877/481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020031 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440221388800 |