Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Graça Regina Franco da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Emilião, Soymara, Ferreira, Erica da Silva Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572
Resumo: Neste artigo, discutem-se as narrativas como artefato para o processo contínuo de formação e de autoformação de professores e debate-se sua potencialidade nas lutas por justiça cognitiva, necessária para a justiça social, para o reconhecimento dos saberes fazeres docentes e para afirmação da sua autoria curricular, no âmbito do grupo de pesquisa. Este texto se inscreve nos estudos dos cotidianos, representando uma possibilidade de pesquisa por meio da linguagem, das relações, dos hábitos, rituais, gestos, usos, artefatos, como uma potência reveladora do que acontece no cotidiano das escolas. Faz-se um diálogo com narrativas docentes com o objetivo de pensar um projeto educativo de valorização dos saberes tecidos no cotidiano, em que o conhecimento é partilhado por meio de ações de solidariedade.  
id USF_f91bd7656ea39b3525e87e14cc221a4d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1572
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexãoNeste artigo, discutem-se as narrativas como artefato para o processo contínuo de formação e de autoformação de professores e debate-se sua potencialidade nas lutas por justiça cognitiva, necessária para a justiça social, para o reconhecimento dos saberes fazeres docentes e para afirmação da sua autoria curricular, no âmbito do grupo de pesquisa. Este texto se inscreve nos estudos dos cotidianos, representando uma possibilidade de pesquisa por meio da linguagem, das relações, dos hábitos, rituais, gestos, usos, artefatos, como uma potência reveladora do que acontece no cotidiano das escolas. Faz-se um diálogo com narrativas docentes com o objetivo de pensar um projeto educativo de valorização dos saberes tecidos no cotidiano, em que o conhecimento é partilhado por meio de ações de solidariedade.  Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/157210.24933/horizontes.v41i1.1572Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572/717Copyright (c) 2023 Graça Regina Franco da Silva Reis, Soymara Emilião, Erica da Silva Teixeira Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Graça Regina Franco da Silva Emilião, SoymaraFerreira, Erica da Silva Teixeira 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1572Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
title Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
spellingShingle Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
Reis, Graça Regina Franco da Silva
title_short Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
title_full Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
title_fullStr Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
title_full_unstemmed Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
title_sort Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
author Reis, Graça Regina Franco da Silva
author_facet Reis, Graça Regina Franco da Silva
Emilião, Soymara
Ferreira, Erica da Silva Teixeira
author_role author
author2 Emilião, Soymara
Ferreira, Erica da Silva Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Graça Regina Franco da Silva
Emilião, Soymara
Ferreira, Erica da Silva Teixeira
description Neste artigo, discutem-se as narrativas como artefato para o processo contínuo de formação e de autoformação de professores e debate-se sua potencialidade nas lutas por justiça cognitiva, necessária para a justiça social, para o reconhecimento dos saberes fazeres docentes e para afirmação da sua autoria curricular, no âmbito do grupo de pesquisa. Este texto se inscreve nos estudos dos cotidianos, representando uma possibilidade de pesquisa por meio da linguagem, das relações, dos hábitos, rituais, gestos, usos, artefatos, como uma potência reveladora do que acontece no cotidiano das escolas. Faz-se um diálogo com narrativas docentes com o objetivo de pensar um projeto educativo de valorização dos saberes tecidos no cotidiano, em que o conhecimento é partilhado por meio de ações de solidariedade.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572
10.24933/horizontes.v41i1.1572
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v41i1.1572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572/717
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023014
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v41i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438491238400