Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572 |
Resumo: | Neste artigo, discutem-se as narrativas como artefato para o processo contínuo de formação e de autoformação de professores e debate-se sua potencialidade nas lutas por justiça cognitiva, necessária para a justiça social, para o reconhecimento dos saberes fazeres docentes e para afirmação da sua autoria curricular, no âmbito do grupo de pesquisa. Este texto se inscreve nos estudos dos cotidianos, representando uma possibilidade de pesquisa por meio da linguagem, das relações, dos hábitos, rituais, gestos, usos, artefatos, como uma potência reveladora do que acontece no cotidiano das escolas. Faz-se um diálogo com narrativas docentes com o objetivo de pensar um projeto educativo de valorização dos saberes tecidos no cotidiano, em que o conhecimento é partilhado por meio de ações de solidariedade. |
id |
USF_f91bd7656ea39b3525e87e14cc221a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1572 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexãoNeste artigo, discutem-se as narrativas como artefato para o processo contínuo de formação e de autoformação de professores e debate-se sua potencialidade nas lutas por justiça cognitiva, necessária para a justiça social, para o reconhecimento dos saberes fazeres docentes e para afirmação da sua autoria curricular, no âmbito do grupo de pesquisa. Este texto se inscreve nos estudos dos cotidianos, representando uma possibilidade de pesquisa por meio da linguagem, das relações, dos hábitos, rituais, gestos, usos, artefatos, como uma potência reveladora do que acontece no cotidiano das escolas. Faz-se um diálogo com narrativas docentes com o objetivo de pensar um projeto educativo de valorização dos saberes tecidos no cotidiano, em que o conhecimento é partilhado por meio de ações de solidariedade. Universidade São Francisco2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/157210.24933/horizontes.v41i1.1572Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572/717Copyright (c) 2023 Graça Regina Franco da Silva Reis, Soymara Emilião, Erica da Silva Teixeira Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Graça Regina Franco da Silva Emilião, SoymaraFerreira, Erica da Silva Teixeira 2023-11-30T18:30:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1572Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-11-30T18:30:35Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
title |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
spellingShingle |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão Reis, Graça Regina Franco da Silva |
title_short |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
title_full |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
title_fullStr |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
title_full_unstemmed |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
title_sort |
Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão |
author |
Reis, Graça Regina Franco da Silva |
author_facet |
Reis, Graça Regina Franco da Silva Emilião, Soymara Ferreira, Erica da Silva Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Emilião, Soymara Ferreira, Erica da Silva Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Graça Regina Franco da Silva Emilião, Soymara Ferreira, Erica da Silva Teixeira |
description |
Neste artigo, discutem-se as narrativas como artefato para o processo contínuo de formação e de autoformação de professores e debate-se sua potencialidade nas lutas por justiça cognitiva, necessária para a justiça social, para o reconhecimento dos saberes fazeres docentes e para afirmação da sua autoria curricular, no âmbito do grupo de pesquisa. Este texto se inscreve nos estudos dos cotidianos, representando uma possibilidade de pesquisa por meio da linguagem, das relações, dos hábitos, rituais, gestos, usos, artefatos, como uma potência reveladora do que acontece no cotidiano das escolas. Faz-se um diálogo com narrativas docentes com o objetivo de pensar um projeto educativo de valorização dos saberes tecidos no cotidiano, em que o conhecimento é partilhado por meio de ações de solidariedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572 10.24933/horizontes.v41i1.1572 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1572/717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023014 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438491238400 |