Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/703 |
Resumo: | Inseridos no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental no decorrer de um ano letivo e apoiados pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural, trazemos para análise os lugares ocupados por um aluno com deficiência intelectual. A análise dos lugares ocupados por esse aluno nos dá visibilidade analítica das contradições e paradoxos das políticas de educação inclusiva, ao apontar tanto para o movimento do aluno que se indaga sobre lugar histórico marcado pelos impedimentos das pessoas com deficiência, como pelo movimento de ocupar o seu papel de aluno, enquanto sujeito de direito, inserido nos processos de ensino e aprendizagem. |
id |
USF_ffc73f672bf7700fe59f2dc526503430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/703 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferiaInseridos no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental no decorrer de um ano letivo e apoiados pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural, trazemos para análise os lugares ocupados por um aluno com deficiência intelectual. A análise dos lugares ocupados por esse aluno nos dá visibilidade analítica das contradições e paradoxos das políticas de educação inclusiva, ao apontar tanto para o movimento do aluno que se indaga sobre lugar histórico marcado pelos impedimentos das pessoas com deficiência, como pelo movimento de ocupar o seu papel de aluno, enquanto sujeito de direito, inserido nos processos de ensino e aprendizagem.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70310.24933/horizontes.v36i3.703Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 74-852317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/703/305Souza, Flavia Faissal deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/703Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.161320Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
title |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
spellingShingle |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia Souza, Flavia Faissal de |
title_short |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
title_full |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
title_fullStr |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
title_full_unstemmed |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
title_sort |
Indagações e contradições sobre a ocupação do lugar de aluno com deficiência intelectual no cotidiano de uma escola de ensino fundamental pública de periferia |
author |
Souza, Flavia Faissal de |
author_facet |
Souza, Flavia Faissal de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flavia Faissal de |
description |
Inseridos no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental no decorrer de um ano letivo e apoiados pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural, trazemos para análise os lugares ocupados por um aluno com deficiência intelectual. A análise dos lugares ocupados por esse aluno nos dá visibilidade analítica das contradições e paradoxos das políticas de educação inclusiva, ao apontar tanto para o movimento do aluno que se indaga sobre lugar histórico marcado pelos impedimentos das pessoas com deficiência, como pelo movimento de ocupar o seu papel de aluno, enquanto sujeito de direito, inserido nos processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/703 10.24933/horizontes.v36i3.703 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/703 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/703/305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 74-85 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439830269952 |