Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Luciana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922
Resumo: Esta dissertação consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer da autoria de Humberto Maturana, articulada a um viver e conviver de educadores em formação no Mundo Virtual (Eduverse). Assim, foram desenvolvidas duas Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais, para estudantes dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e construída a Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais. O foco principal da investigação foi: estudar como se desenvolvem a autonomia e a autoria no processo de formação do educador, por meio da construção de Mundos Virtuais, cuja proposta pedagógica está fundamentada numa concepção interacionista/construtivista/sistêmica. A metodologia de estudo de caso auxiliou na coleta dos dados empíricos, bem como na articulação desses dados com a teoria para realizar as análises. As fontes de informações utilizadas neste estudo foram: questionário, extratos eletrônicos
id USIN_0b63ccb4c7e1c44a374b224146285c55
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1922
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-12Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12Esta dissertação consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer da autoria de Humberto Maturana, articulada a um viver e conviver de educadores em formação no Mundo Virtual (Eduverse). Assim, foram desenvolvidas duas Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais, para estudantes dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e construída a Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais. O foco principal da investigação foi: estudar como se desenvolvem a autonomia e a autoria no processo de formação do educador, por meio da construção de Mundos Virtuais, cuja proposta pedagógica está fundamentada numa concepção interacionista/construtivista/sistêmica. A metodologia de estudo de caso auxiliou na coleta dos dados empíricos, bem como na articulação desses dados com a teoria para realizar as análises. As fontes de informações utilizadas neste estudo foram: questionário, extratos eletrônicosThis dissertation consists of the theoretical study chiefly based on the Theory of Biology of Knowing by Humberto Maturana, articulated for future teachers’ living and cohabiting in the Virtual World (Eduverse). So two Complementary Activities have been developed: Learning in Virtual Worlds and Teaching Practice in Virtual Worlds for students in different teaching courses in Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), and the Village ‘Learning in Virtual Worlds’ was built. The main investigation focus was studying how autonomy and authorship develop in the teacher education by constructing the Virtual Worlds, whose teaching proposal is based on an interactionist/ constructivist/systemic notion. The methodology of the case study helped in collecting empirical data and articulating these data with the analysis theory. The information sources for this study were a questionnaire, electronic excerpts (AVA-UNISINOS, MSN and Eduverse), and images captured in the Virtual World. Evidences coming out from this inCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBackes, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/6301625161386664http://lattes.cnpq.br/5391034042353187Schlemmer, ElianeUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesMundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoriaCiências Humanascomputaçãoconhecimentoformaçãorealidade virtualrepresentaçãotecnologia digitaltecnologia educacionalprofessorauthorshipautonomycohabiting virtual digital spacevirtual worldteacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmundos virtuais.pdfmundos virtuais.pdfapplication/pdf11812035http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1922/1/mundos+virtuais.pdf210f7c36782eca6c338f93fae1456d12MD51UNISINOS/19222015-03-09 15:25:15.205oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:25:15Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
title Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
spellingShingle Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
Backes, Luciana
Ciências Humanas
computação
conhecimento
formação
realidade virtual
representação
tecnologia digital
tecnologia educacional
professor
authorship
autonomy
cohabiting virtual digital space
virtual world
teacher education
title_short Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
title_full Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
title_fullStr Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
title_full_unstemmed Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
title_sort Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
author Backes, Luciana
author_facet Backes, Luciana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6301625161386664
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5391034042353187
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Luciana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlemmer, Eliane
contributor_str_mv Schlemmer, Eliane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
computação
conhecimento
formação
realidade virtual
representação
tecnologia digital
tecnologia educacional
professor
authorship
autonomy
cohabiting virtual digital space
virtual world
teacher education
dc.subject.por.fl_str_mv computação
conhecimento
formação
realidade virtual
representação
tecnologia digital
tecnologia educacional
professor
dc.subject.eng.fl_str_mv authorship
autonomy
cohabiting virtual digital space
virtual world
teacher education
description Esta dissertação consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer da autoria de Humberto Maturana, articulada a um viver e conviver de educadores em formação no Mundo Virtual (Eduverse). Assim, foram desenvolvidas duas Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais, para estudantes dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e construída a Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais. O foco principal da investigação foi: estudar como se desenvolvem a autonomia e a autoria no processo de formação do educador, por meio da construção de Mundos Virtuais, cuja proposta pedagógica está fundamentada numa concepção interacionista/construtivista/sistêmica. A metodologia de estudo de caso auxiliou na coleta dos dados empíricos, bem como na articulação desses dados com a teoria para realizar as análises. As fontes de informações utilizadas neste estudo foram: questionário, extratos eletrônicos
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1922/1/mundos+virtuais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 210f7c36782eca6c338f93fae1456d12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941318520832