Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922 |
Resumo: | Esta dissertação consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer da autoria de Humberto Maturana, articulada a um viver e conviver de educadores em formação no Mundo Virtual (Eduverse). Assim, foram desenvolvidas duas Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais, para estudantes dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e construída a Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais. O foco principal da investigação foi: estudar como se desenvolvem a autonomia e a autoria no processo de formação do educador, por meio da construção de Mundos Virtuais, cuja proposta pedagógica está fundamentada numa concepção interacionista/construtivista/sistêmica. A metodologia de estudo de caso auxiliou na coleta dos dados empíricos, bem como na articulação desses dados com a teoria para realizar as análises. As fontes de informações utilizadas neste estudo foram: questionário, extratos eletrônicos |
id |
USIN_0b63ccb4c7e1c44a374b224146285c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1922 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-12Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12Esta dissertação consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer da autoria de Humberto Maturana, articulada a um viver e conviver de educadores em formação no Mundo Virtual (Eduverse). Assim, foram desenvolvidas duas Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais, para estudantes dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e construída a Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais. O foco principal da investigação foi: estudar como se desenvolvem a autonomia e a autoria no processo de formação do educador, por meio da construção de Mundos Virtuais, cuja proposta pedagógica está fundamentada numa concepção interacionista/construtivista/sistêmica. A metodologia de estudo de caso auxiliou na coleta dos dados empíricos, bem como na articulação desses dados com a teoria para realizar as análises. As fontes de informações utilizadas neste estudo foram: questionário, extratos eletrônicosThis dissertation consists of the theoretical study chiefly based on the Theory of Biology of Knowing by Humberto Maturana, articulated for future teachers’ living and cohabiting in the Virtual World (Eduverse). So two Complementary Activities have been developed: Learning in Virtual Worlds and Teaching Practice in Virtual Worlds for students in different teaching courses in Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), and the Village ‘Learning in Virtual Worlds’ was built. The main investigation focus was studying how autonomy and authorship develop in the teacher education by constructing the Virtual Worlds, whose teaching proposal is based on an interactionist/ constructivist/systemic notion. The methodology of the case study helped in collecting empirical data and articulating these data with the analysis theory. The information sources for this study were a questionnaire, electronic excerpts (AVA-UNISINOS, MSN and Eduverse), and images captured in the Virtual World. Evidences coming out from this inCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBackes, Lucianahttp://lattes.cnpq.br/6301625161386664http://lattes.cnpq.br/5391034042353187Schlemmer, ElianeUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesMundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoriaCiências Humanascomputaçãoconhecimentoformaçãorealidade virtualrepresentaçãotecnologia digitaltecnologia educacionalprofessorauthorshipautonomycohabiting virtual digital spacevirtual worldteacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmundos virtuais.pdfmundos virtuais.pdfapplication/pdf11812035http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1922/1/mundos+virtuais.pdf210f7c36782eca6c338f93fae1456d12MD51UNISINOS/19222015-03-09 15:25:15.205oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:25:15Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
title |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
spellingShingle |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria Backes, Luciana Ciências Humanas computação conhecimento formação realidade virtual representação tecnologia digital tecnologia educacional professor authorship autonomy cohabiting virtual digital space virtual world teacher education |
title_short |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
title_full |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
title_fullStr |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
title_full_unstemmed |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
title_sort |
Mundos virtuais na formação do educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria |
author |
Backes, Luciana |
author_facet |
Backes, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6301625161386664 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Luciana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlemmer, Eliane |
contributor_str_mv |
Schlemmer, Eliane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas computação conhecimento formação realidade virtual representação tecnologia digital tecnologia educacional professor authorship autonomy cohabiting virtual digital space virtual world teacher education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
computação conhecimento formação realidade virtual representação tecnologia digital tecnologia educacional professor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
authorship autonomy cohabiting virtual digital space virtual world teacher education |
description |
Esta dissertação consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer da autoria de Humberto Maturana, articulada a um viver e conviver de educadores em formação no Mundo Virtual (Eduverse). Assim, foram desenvolvidas duas Atividades Complementares: Aprendizagem em Mundos Virtuais e Prática Pedagógica em Mundos Virtuais, para estudantes dos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e construída a Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais. O foco principal da investigação foi: estudar como se desenvolvem a autonomia e a autoria no processo de formação do educador, por meio da construção de Mundos Virtuais, cuja proposta pedagógica está fundamentada numa concepção interacionista/construtivista/sistêmica. A metodologia de estudo de caso auxiliou na coleta dos dados empíricos, bem como na articulação desses dados com a teoria para realizar as análises. As fontes de informações utilizadas neste estudo foram: questionário, extratos eletrônicos |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1922/1/mundos+virtuais.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
210f7c36782eca6c338f93fae1456d12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941318520832 |