Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Amélia Rota Borges de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2096
Resumo: Sendero Inclusivo buscou discutir a genealogia dos saberes mobilizados e produzidos pela escola e por professores que vêm obtendo êxito na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais – n.e.e, apesar de não terem formação especializada para responder às políticas de inclusão. A investigação, de caráter qualitativo, foi levada a cabo através da realização de um estudo de caso de uma Escola da Rede Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, que vem protagonizando práticas educativas reconhecidas como inclusivas. Compôs o corpus da investigação a observação do campo empírico, a realização de entrevistas semi-estruturadas com os atores que compõe a Instituição educativa e comunidade dos arredores, a realização de grupos focais, a análise das narrativas das professoras em diários pessoais e a analise documental. Os pressupostos teóricos que deram sustentação ao estudo centraram-se nas temáticas da inclusão e da formação docente, tendo como interlocutores principais Freire, Carvalho, Rodrigue
id USIN_22b909ed390763b1d38cd9e991d0bd81
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2096
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:48Z2015-03-04T21:16:48Z2009-09-10Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 10Sendero Inclusivo buscou discutir a genealogia dos saberes mobilizados e produzidos pela escola e por professores que vêm obtendo êxito na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais – n.e.e, apesar de não terem formação especializada para responder às políticas de inclusão. A investigação, de caráter qualitativo, foi levada a cabo através da realização de um estudo de caso de uma Escola da Rede Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, que vem protagonizando práticas educativas reconhecidas como inclusivas. Compôs o corpus da investigação a observação do campo empírico, a realização de entrevistas semi-estruturadas com os atores que compõe a Instituição educativa e comunidade dos arredores, a realização de grupos focais, a análise das narrativas das professoras em diários pessoais e a analise documental. Os pressupostos teóricos que deram sustentação ao estudo centraram-se nas temáticas da inclusão e da formação docente, tendo como interlocutores principais Freire, Carvalho, RodrigueSendero Inclusivo aimed at discussing the genealogy of knowledge mobilized and produced by a school, and its teachers, that have succeeded in schooling students with special educational needs – s.e.n., despite not having specialized training to respond to the policies of inclusion. The investigation, of a qualitative character, was carried through a case study of a municipal school, located in the city of Bagé/RS, which has been implementing educational practices recognized as inclusive. The investigation corpus was composed by observations of the empirical field, semi-structured interviews with the actors involved in the educational institution and with the surrounding community, focus groups, teachers´ narratives from their personal diaries and documental analyses. The theoretical background that gave support to the study focused on themes like inclusion and teacher formation, having as main interlocutors Freire, Carvalho, Rodrigues, Tardif, Zeichner, Schön, Cunha, Leite and Alarcão, besides other collaboraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBastos, Amélia Rota Borges dehttp://lattes.cnpq.br/1075436289053313http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesSendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiaisCiências Humanasboas práticassaberes docentesescola inclusivagood practiceteaching knowledgeinclusive schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2096info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAmeliaBastosEducacao.pdfAmeliaBastosEducacao.pdfapplication/pdf766591http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2096/1/AmeliaBastosEducacao.pdf8395e3f029a6e10d0bef219576009777MD51UNISINOS/20962015-03-10 12:05:31.794oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T15:05:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
spellingShingle Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Bastos, Amélia Rota Borges de
Ciências Humanas
boas práticas
saberes docentes
escola inclusiva
good practice
teaching knowledge
inclusive school
title_short Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
author Bastos, Amélia Rota Borges de
author_facet Bastos, Amélia Rota Borges de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1075436289053313
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Amélia Rota Borges de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
boas práticas
saberes docentes
escola inclusiva
good practice
teaching knowledge
inclusive school
dc.subject.por.fl_str_mv boas práticas
saberes docentes
escola inclusiva
dc.subject.eng.fl_str_mv good practice
teaching knowledge
inclusive school
description Sendero Inclusivo buscou discutir a genealogia dos saberes mobilizados e produzidos pela escola e por professores que vêm obtendo êxito na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais – n.e.e, apesar de não terem formação especializada para responder às políticas de inclusão. A investigação, de caráter qualitativo, foi levada a cabo através da realização de um estudo de caso de uma Escola da Rede Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, que vem protagonizando práticas educativas reconhecidas como inclusivas. Compôs o corpus da investigação a observação do campo empírico, a realização de entrevistas semi-estruturadas com os atores que compõe a Instituição educativa e comunidade dos arredores, a realização de grupos focais, a análise das narrativas das professoras em diários pessoais e a analise documental. Os pressupostos teóricos que deram sustentação ao estudo centraram-se nas temáticas da inclusão e da formação docente, tendo como interlocutores principais Freire, Carvalho, Rodrigue
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2096
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2096/1/AmeliaBastosEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8395e3f029a6e10d0bef219576009777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942202470400